terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Novidades "Esfera dos Livros"

Titulo: Os Homens de Führer. A Elite do Nacional Socialismo 1939-1945
Autor: Ferran Gallego
Tema: História Séc. XX

Sinopse:
Heinrich Himmler, comandante da SS, Hermann Goering, criador da Gestapo e chefe da Luftwaffe, Albert Speer, ministro do Armamento do Terceiro Reich, Rosenberg, o grande teórico do Nacional Socialismo, Joseph Goebbels, ministro do Povo e da Propaganda do regime, e Anton Drexler, o fundador do partido, são alguns dos doze homens fortes da hierarquia nacional-socialista que o historiador Ferran Gallego retrata e analisa em Os Homens do Fuhrer.
Sem eles, dificilmente, Adolf Hitler teria chegado ao poder e conseguido solidificar um sistema político, económico, social, militar e cultural tão completo como foi o nazismo.
O autor, professor da História do Fascismo na Universidade de Barcelona, traça a biografia destes homens e explica, com precisão e ritmo narrativo, como estas figuras surgiram depois da Primeira Guerra Mundial e foram ocupando o seu espaço, à frente das diferentes organizações e instituições que surgiram na Alemanha entre 1919 e o final da Segunda Guerra Mundial.
Baseado numa profunda investigação, este livro dá-nos uma visão geral do nazismo, permite-nos perceber a extensão e complexidade do sistema nazi, desde as suas origens até à sua morte, e compreender a sua composição e os seus mecanismos de funcionamento interno.



Titulo: Maníacos de Qualidade. Portugueses célebres na consulta com uma psicóloga
Autor: Joana Amaral Dias
Tema: História Divulgativa

Sinopse:
Antes de fugir para o Brasil, D. Maria I já se encontrava louca. Passava por períodos de frenesi e supunha que o seu próprio corpo estava oco. No Rio de Janeiro, imaginava que o Diabo se escondia no Pão de Açúcar.
Como foi que a vida sexual de D. Afonso VI e os seus órgãos genitais acabaram escrutinados num tribunal que ambicionava demonstrar que o soberano era impotente, louco e incapaz de governar? Hoje é possível entender os bastidores das acções destes monarcas?
O Marquês de Pombal encontrar-se-ia tão obcecado com os jesuítas que só admitia conversas que os visassem. Entre os muitos que encarcerou e matou, conta-se o padre Malagrida. Qual dos dois era menos equilibrado? O iluminista que do beato fez herege para o queimar na fogueira ou o roupeta-preta que assumia a autoria de milagres e exorcismos?
Um dia, Antero de Quental sentou-se num banco de um jardim público e deu dois tiros na cabeça. Porque foi que esse poeta-herói encerrou assim a sua vida? Fernando Pessoa revelou, desde cedo, uma grande preocupação com a sua própria sanidade mental, adoptando diferentes classificações psiquiátricas para si mesmo. Estaria louco ou apenas com medo?
A psicóloga clínica Joana Amaral Dias traça o retrato psicológico destas e de outras personagens tidas como loucas. Baseada numa investigação histórica cuidada e na leitura de escritos e registos biográficos e autobiográficos – cartas, diários, etc. -, a autora revela-nos a dor psiquíca destas figuras, bem como o seu respectivo diagnóstico clínico. Porém Joana Amaral Dias vai mais longe e, nesta viagem aos universos mentais de portugueses célebres, questiona os rótulos com que estes foram marcados e os tratamentos a que foram sujeitos – da fogueira a sanguessugas, dos banhos gelados aos choques eléctricos, das tareias ao apedrejamento.
Uma reflexão original sobre a forma como ao longo dos tempos a sociedade encarou a doença mental e acerca das alianças que a Psiquiatria estabeleceu com o poder e a própria loucura.



Titulo: O Não também ajuda a Crescer
Autor: María Jesus Álava Reyes
Tema: Psicologia

Sinopse:
Não há regras universais, nem receitas mágicas mas existem princípios básicos que nos podem ajudar na difícil, complexa e maravilhosa tarefa que é educar. E uma dessas regras é que é fundamental criar normas básicas que ajudem o nosso filho ou educando a conseguir a estabilidade, tranquilidade e segurança necessárias para o desenvolvimento correcto enquanto pessoa.
Para a psicóloga María Jesús Álava Reyes, autora best-seller em Portugal, o não dito com segurança e convicção também ajuda a crescer.
Esta psicóloga com mais de 20 anos de experiência no trabalho directo com crianças, garante-nos que não temos de ser amigos dos nossos filhos, que não devemos comprá-los com presentes, ou protegê-los em excesso, fechar os olhos ou negar evidências. É fundamental assumirmos o nosso papel de educadores e estarmos à altura do desafio.
Neste livro encontra casos reais de famílias e crianças com problemas, sugestões de actuação e as regras de ouro que ajudam a melhorar a relação entre crianças e pais, como por exemplo, a ideia de que é fundamental sermos mais perseverantes que elas, que os discursos longos de pouco ou nada servem porque as crianças não reagem perante as nossas palavras, mas perante os nossos actos, que é fundamental pai, mãe e restante família estarem unidos nos critérios de educação e agirem com segurança.
María Jesús Álava Reyes deixa-lhe o desafio: acredite em si enquanto educador. Cada criança é única e diferente, mas todas precisam de limites para crescer.



Titulo: A História do IKEA. O seu fundador conta os segredos do sucesso da empresa que entrou em todos os lares do mundo
Autor: Ingvar Kamprad e Bertil Torekull
Tema: Actualidade

Sinopse:
A história, os segredos, as chaves do sucesso e a estratégia empresarial da IKEA. Neste livro ficamos a conhecer como o IKEA se tornou num modelo de empresa e é estudo das universidades de todo o Mundo



Titulo: Aprenda a dar Prazer. Descubra os pontos erógenos do seu par
Autor: Yvonne k. Fulbright

Tema: Sexualidade

Sinopse:

Existem muitos pontos erógenos para além das mamas e dos órgãos genitais.
Da cabeça aos pés, no seu corpo pode encontrar uma imensidão de zonas que o podem levar a novas experiências sexuais. Lamber as orelhas ou mordiscar o pescoço, brincar com o umbigo, com a vulva ou acariciar os testículos.
Sugestões para que encontre os pontos mais escaldantes do corpo dele ou as zonas erógenas dela, para experimentar posições que lhe dão mais prazer, novas formas de masturbação ou os pontos ocultos que o/a fazem gemer.
Mas para aproveitar ao máximo cada momento, sentir sensações físicas incríveis e obter resultados fantásticos, precisa de conhecer cada uma destas zonas do seu corpo.
Este livro dá-lhe as ferramentas necessárias para experimentar e expressar a sua sexualidade de diversas formas e ensina- o/a a dar prazer ao seu par.
O sexo é para ser vivido com prazer e sem preconceitos. Por isso, a autora Ivonne K. Fulbrigth, especialista nesta matéria com um doutoramento pela Universidade de Nova Iorque, ensina-lhe a desenvolver o potencial erótico do seu corpo para que inicie uma relação com mais prazer ou acenda a chama apagada da sua relação actual.
Quer seja a primeira ou a milionésima vez, com este livro entrará em aventuras sexuais que nunca teria imaginado.
Para além de exercícios de relaxamento e respiração, jogos sexuais que pode utilizar no seu dia-a-dia para obter mais prazer e conselhos práticos, este livro, amplamente ilustrado, dá-lhe informações sobre sexo tântrico, ioga, acupressão, reflexologia, que podem tornar-se nos ingredientes secretos para o seu orgasmo.
Entre no maravilhoso jogo da sexualidade.

2 comentários:

WhiteLady3 disse...

O segundo livro parece-me bastante interessante. Tenho a minha teoria para a doença do foro mental de D. Maria I (consaguinedade que já viria de séculos, morte de familiares e entes queridos, as notícias do que aconteceu à família real durante a Revolução Francesa) pelo que gostaria de ler a da autora e já agora saber o que passaria pela cabeça de diferentes personagens históricas.

Iceman disse...

Viva White.

Eu confesso que estou muito curioso em relação a esse a aos "Homens do Fuhrer".

Devo ler ambos em breve, depois darei notícias.