segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Plágio

Escrever opiniões sobre o que lemos e manter um blogue deste género é trabalho que toma muitas horas da nossa vida pessoal. Fazemo-lo por amor ao livros e ao sentimento de partilha com quem gosta de nos ler e acompanha o que escrevemos.

Ao publicarmos os frutos do nosso trabalho na net corremos alguns riscos e temos essa realidade bem presente. Contudo, contamos também com o bom-senso e a boa-fé daqueles que visitam os nossos blogues e lêem as nossas opiniões.

Foi, por isso, com muita pena e algum sentimento de revolta que nos chegou ao conhecimento que alguém copiou, sem qualquer pedido de autorização ou respeito pelo trabalho alheio, vários textos deste blogue. Até agora, descobrimos dois blogues, que se encontram aqui e aqui, que foram construídos com base em textos e esforço de terceiros, sem qualquer referência a esse facto. Não conseguimos perceber qual o objectivo (ganhar visitas?), mas não podemos deixar de repudiar totalmente esta situação.

Se verificarem que também o vosso trabalho foi indevidamente copiado por estes blogues, sintam-se à vontade para partilhar este texto nos vossos blogues.

Assinado por:
- Estante de Livros
- Marcador de Livros
- N Livros
- Sombra dos Livros

12 comentários:

ALINE disse...

Concordo plenamente com o post, e aproveito para dizer que sinto pena de pessoas que precisam recorrer ao plágio para colocar conteúdo de qualidade na internet.

Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

Cris =) disse...

Por acaso tenho andado para mandar um email aos vários blogs de leitura que consulto... aproveito para dizer aqui:

Criei recentemente o folhasdesfolhadas.blogspot.com e faço menção a vários blogs... ora de opiniões de livros que li, ora de passatempos que estão ocorrer. Em qualquer dos casos, incluindo as imagens que coloco, indico a fonte.

Espero sinceramente que não se importem porque não tenciono roubar o trabalho de ninguém, mas sim dar a conhecer às pessoas um trabalho mais completo do que o meu... muitas vezes o trabalho que levou a eu comprar os livros. Em relação aos passatempos, idem aspas.

No entanto, se se opuserem, deixo de fazer tais referências e retiro as já existentes.

Ana C. Nunes disse...

Sinceramente não sei o que as pessoas ganham com isto. É desprezível. Têm todo o meu apoio.

Clube Dos Livros disse...

Sinceramente não sei se já me copiaram, mas se calhar é bem provável que sim... Digo eu!

Até vou averiguar um dia destes :p

Estou convosco de qualquer forma :)

Cumprimentos,
Paulo
--
Clube dos Livros

Cat SaDiablo disse...

Sinceramente não percebo o objectivo. Se queriam fazer passar as opiniões por próprias, ou menos "arranjavam" a coisa de forma a retirar as classificações dos blogs e assim... o.O
Se queriam fazer uma cópia directa e pronto, porque não referenciar?
Não percebo....

nclivros disse...

desculpem, mas não vejo onde está o plágio! o que vejo saõ dois blogues iguaizinhos, que provavelmente pertencem a mesma pessoa com livros para download e etc... com a mesmissima data de 13 Dezembro 2009 e partir daí.... Nada... afinal de contas qual foi o blogue plagiado? o 1º ou o 2º?
Nuno Chaves / Página a Página

Elphaba J. disse...

Bem o que acabam de expor é horrível eu nem quero imaginar que tenho copiado alguma das minhas opiniões/criticas porque faço-as muito emotivas e próprias.
Até à data, mas também porque nunca me dei ao trabalho de verificar denotei que me tivessem feito algo parecido. Mas se for o caso é algo muito feio e quem o fez tem muito do que se envergonhar.
Têm o meu apoio.
Boas Leituras! *

Iceman disse...

nclivros ou Nuno Chaves,

tens de ver o teu conceito de plágio e, se analisares com um bocadinho de atenção esses blogues ou pseudo-blogues, vais perceber quem copiou quem.

Iceman disse...

Cris,

não me importo que utilizem as minhas opiniões para proveito próprio (leia-se colocar em blogues próprios), até porque não são nada de especial e já nem me dou ao trabalho de escrever grandes opiniões.

Porém, o facto de ser mencionado a fonte de onde se retiram essas opiniões, é algo que o autor legítimo gosta de ver.

Iceman disse...

Eu entendo o objectivo do plágio.

Muita gente que lê, diz que gosta de ler, mas não sabe analisar o que lê. Não raras vezes está a ler a opinião de outros e repara em factos que lhe passaram ao lado na altura da leitura e, simplesmente, porque não sabe analisar o livro.

Assim, é mais fácil copiar o que os outros escreveram para abrilhantar os seus blogues e fazer-se passar por algo que não é.

Imagino as centenas, para não dizer, milhares de plágios que por aí deve haver, só que nem me dou ao trabalho de investigar.

Paula disse...

É realmente triste. Não se consegue perceber é o porquê de tal plágio. Posts copiados na integra e a maioria deles com link directo para os blogues originais, como é o caso dos post da Célia da Estante que têm o objectivo de leitura que é reencaminhado para a Estante dos Livros ou mesmo para o Fórum. Talvez o objectivo tenha sido mesmo adquirir visitantes para dar a conhecer a possibilidade de Down load dos livros que lá têm na barra lateral direita... não sei...
Sei é que é realmente uma chatice das grandes!! Penso que se denunciarem ao Blogger, o blogue em questão é encerrado...
Um abraço

Cat SaDiablo disse...

Principalmente porque além do plágio disponibilizam ebooks que não me parece que sejam legais.