segunda-feira, 25 de junho de 2012

6 Anos de Blogosfera


Fez ontem precisamente 6 anos que iniciei este blog. Sem grandes pretensões nem planos, a minha ideia era ter um local onde pudesse explanar publicamente as várias opiniões que já tinha escrito e editado em vários sites e até em algumas publicações. Um pouco no seguimento do que já fazia num célebre site de opiniões, onde, inclusive, tínhamos uma espécie de fórum onde se opinava sobre tudo.

Na altura a blogosfera era algo ainda muito indefinida. Blogues literários não existiam na quantidade que se verifica hoje em dia e a maioria dos bloggers eram apenas uns meros curiosos que viam os blogues como uma espécie de passatempo, longe de imaginar o quão trabalhoso dá ter e manter um blogue.

Essa foi a principal razão do rápido desaparecimento desses blogues, alguns continham meia dúzia de posts e acabavam por esmorecer até ao seu desaparecimento. Em todo o caso, fui mantendo o NLivros, editando mais de 400 posts ao longo destes 6 anos, 284 opiniões de livros, postando de forma regular e mantendo-me fiel ao meu propósito inicial: transmitir as minhas percepções das obras que vou lendo.

Hoje em dia sou dos bloggers mais “antigos”. Não me vanglorio por isso, mas é curioso verificar o quanto a blogosfera evoluiu e ganhou importância e respeito junto das editoras, e o quanto, hoje em dia, é expectável evoluir, quiçá para um nível profissional. A ver vamos.

Um bem-haja a todos os que seguem e visitam o NLivros.

12 comentários:

Ângelo Marques disse...

parabéns e continuação do bom trabalho realizado até hoje..

NLivros disse...

Olá Ângelo!
Obrigado e bem-haja!

Paula disse...

Muitos PARABÉNS Iceman :)
Este é dos blogues que sigo assiduamente desde que tenho o viajar (mas isto tu já sabes).
Muitos dos bons livros que li, comprei-os depois de ler as tuas opiniões...
Este é um exemplo de um EXCELENTE blogue, que prima pela qualidade e imparcialidade nas suas opiniões!
Parabéns amigo!

NLivros disse...

Amiga Paula!
Obrigado pelos elogios. O facto de as minhas opiniões contribuirem para alguém poder conhecer e ler as obras que me vêm parar às mãos, é, por si, motivo de grande satisfação.
Como sabes, és das bloggers que mais respeito e cujas opiniões e blog, mais aprecio e visito assiduamente.
Espero que continuemos por muitos e bons anos.
Obrigado!

Cristina Torrão disse...

Parabéns :)

susemad disse...

Ora que venham mais anos cheios de leituras e de partilhas literárias.
Tal como a Paula também já li alguns livros influenciada pelas tuas opiniões e claro que não me tenho sentido defraudada. ;)
Boas leituras!

NLivros disse...

Obrigado Cristina!

NLivros disse...

tonsdeazul.
Obrigado e fico sempre contente quando através das minhas opiniões levo alguém a ler o livro em questão.
Eu também adquiro e leio muitos livros influenciado por vários blogues, entre os quais o teu. E isso, na minha opinião, é uma das principais mais valias. A outra é a amizade que vamos criando.
:)

WhiteLady3 disse...

Parabéns! Foi dos primeiros blogs que conheci e continuo a visitar com muito gosto. E espero continuar a fazê-lo por outros tantos anos, pelo menos. :D

Bruna Araújo disse...

Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui :)

ontendency.blogspot.com

NLivros disse...

Olha a White! :)
Espero bem que isto dure mais uns anos, é bom sinal. :)
Beijinho e obrigado!

NLivros disse...

Olá Bruna!
Fico contente por teres apreciado o meu blog.
Obrigado!