terça-feira, 19 de junho de 2012

Hora da Liberdade (A) – Joana Pontes, Rodrigo de Sousa e Castro, Aniceto Afonso


Emitido pela SIC em 1999, para comemorar os 25 anos da queda da ditadura, “A Hora da Liberdade” é um filme-documentário que retracta os diversos acontecimentos horas antes e após o golpe militar de 25 de Abril de 1974.

Por detrás deste filme, Joana Pontes efectuou dezenas de entrevistas aos envolvidos no golpe militar de forma a puderem recriar os acontecimentos de forma realista. Essas entrevistas foram registadas em fita e a transcrição dessas entrevistas que é composto a presente obra o que, a torna, um documento importante e valioso desse dia que repôs a democracia em Portugal.

E é pela voz dos próprios protagonistas que vemos como nasceu e desenvolveu os eventos que desencadearam na revolução dos cravos. Impressionante perceber o quanto aqueles homens arriscaram. Não apenas por si, como e principalmente pelas suas famílias caso o golpe militar falha-se.

Um documento único que me comoveu, pois passando Portugal presentemente por uma crise sem precedentes, quando se percebe que o país foi “vendido” aos interesses económicos por essa gentalha que se denominam políticos, é comovente perceber que o esforço dos homens que pensaram e agiram para fazer cair a ditadura, veio apenas dar lugar a uma cambada de pulhas que não respeitam a História do país, nem o esforço e memória de quem por ele combateu, desde sempre.

Em todo o caso é um documento que deve ser lido e analisado, pois, quiçá, pode estar aí a raiz da próxima revolução tão necessária.

1 comentário:

Leitora disse...

Boa noite
Gostava de te convidar a responder a uma questão que está no blogue Atmosfera dos livros. Acho que a ideia é interessante daí estar a convidar para a participação de todos os bibliófilos.
Desde já grata pela atenção dispensada.Ficarei a aguardar a tua participação
Boas leituras!