Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

As Aventuras da Cadeira dos Desejos - Enid Blyton


Editora: Publicações Europa-América
Edição: 1ª Edição, Outubro 2009
Colecção: As Aventuras da Cadeira dos Desejos

As Publicações Europa-América lançam em Portugal uma colecção infanto-juvenil da autoria da multifacetada escritora britânica Enid Blyton (Os Cinco, Os Sete, Noddy) intitulada: “As Aventuras da Cadeira dos Desejos”, editando logo de início três títulos: “A Ilha das Surpresas”, “A Terra das Criaturas Míticas” e “O Mundo dos Feitiços”.

No primeiro volume da colecção “A Ilha das Surpresas”, naturalmente é-nos contado como tudo começa, como se iniciam as aventuras. Jessica e Tiago são dois irmãos, com oito e sete anos respectivamente, que acabam de mudar da cidade para uma aldeia chamada Fimundo. Aborrecidos, entretêm-se a pesquisar o jardim de casa, descobrindo, nos confins do mesmo, um velho barracão. Entram a medo e, fascinados, descobrem aquele estar cheio de objectos muito velhos e poeirentos, entre eles, uma velha cadeira de baloiço. Quando a começam a limpar, constatam estar desenhos escondidos pelo pó e é desta forma que acabam por libertar um duende chamado Desejoso que, confessa, estar desejoso de regressar a casa e à companhia do seu amigo: o criador de brinquedos.

É assim que se inicia uma aventura destinada a um público infantil, digo eu, propícia a crianças entre os 7 e os 10 anos, tendo assim uma primeira e muito interessante incursão na literatura na sua mais pura e inocente essência: a liberdade de imaginação e as imagens mágicas que esta obra proporciona.

No segundo volume, “A Terra das Criaturas Míticas”, os três amigos vão a uma estranha terra habitada por criaturas míticas, onde interagem com unicórnios, grifos e dragões. Aí são confrontados com uma doença que atinge todos os animais…

No terceiro volume, “O Mundo dos Feitiços”, os três amigos buscam nesse mundo um feitiço que ajude as rosas da sua vizinha, Mollie. Aí conhecem uma nova aventura e, no fim, são surpreendidos pela estranha história dessa vizinha…

Uns excelentes livros para se ler em voz alta a um público infantil, pois qualquer um dos livros tem imagens muito vivas, são muito expressivos e lançam a criança num mundo mágico, assim como na magia da literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário