Páginas

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Novidades "Saída Emergência"


Um Homem SóMaria Helena Ventura

O regresso da autora de Afonso, o Conquistador e Onde vais Isabel?

Recorrendo ao talento único para tecer narrativas, à escrita quase poética e a uma capacidade sublime de recriar o passado, Maria Helena Ventura oferece-nos um retrato magnífico da vida de Jesus.

Esta é a história de um homem que regressa a casa depois de visitar grande parte do mundo conhecido e se ter cruzado com mercadores, eremitas, escribas e homens da lei. Um rabi respeitado, com o dom da palavra e umainteligência ímpar, Yeshûa apenas anseia por abraçar a família, rever paisagensonde cresceu e levar uma vida de paz e recato. Mas seu pai, que aguardavaa sua chegada para poder morrer, faz-lhe um pedido que fará ruir os seusprojectos e erguer outros inteiramente novos: Yeshûa deverá liderar os judeus.

Ser o Messias.



CenturiãoSimon Scarrow

No primeiro século d.C., o Império Romano enfrenta uma nova ameaça do seu inimigo de longa data, a Pártia. Os partos disputam com Roma o controlo por Palmira, um reino neutro e próspero.

A casa real de Palmira encontra-se à beira da revolta, e Cato e Macro assumem o comando de uma missão perigosa para defender o rei e a sua guarda. Mas quando a Pártia descobre que as legiões romanas se preparam para um confronto, juntam os seus exércitos para a guerra. A coorte de Macro tem que marchar contra o inimigo e penetrar no coração do território traiçoeiro.
Se querem evitar que Palmira caia nas mãos da Pártia, terão que derrotar números superiores num cerco desesperado. A conquista de paz nunca foi tão difícil, ou crítica, para o futuro do Império.



Amanhecer na Rotunda José Sequeira Gonçalves e João Espada

O amanhecer daquele dia de Outubro, na Rotunda lisboeta onde mais tarde se ergueria a estátua do Marquês, trouxe uma nova esperança a Portugal.

Nesse amanhecer houve heróis que deixaram o seu nome gravado a ouro na memória colectiva do povo português. Machado Santos foi o maior deles.

Mas houve também desconhecidos, como Alcídio, o latoeiro da Calçada do Duque, que poderá ter contribuído para o êxito do movimento, ou Amadeu Santana, o alfaiate que terá procurado impedi-lo. Apesar de ninguém alguma vez ter referido os seus nomes. Até hoje…





Reflexões do DiaboJoão Cerqueira

Neste livro invulgar, fazemos uma viagem à identidade de uma das figuras mais antigas da humanidade: O Diabo. De todas as entidades, sempre foi a que despertou mais curiosidade, polémica, medo, desacordo e até fascínio. Seguramente será uma das mais vastas e complexas personalidades de todos os tempos.

O Diabo irá colocar o dedo em muitas feridas que farão o leitor reflectir e olhar para si próprio de uma forma diferente.


IndomávelP.C. Cast e Kristin Cast

A vida é dura quando os amigos nos viram as costas. Que o diga Zoey Redbird, marginalizada por todos, ela não resiste a criar amizade com o novo aluno da Casa da Noite, o arqueiro olímpico James Stark.

Entretanto, Neferet declarou guerra aos humanos depois do assassinato de dois vampyros mortos pelo Povo da Fé. Mas ao contrário das promessas da Sumo-Sacerdotisa, as últimas visões de Afrodite mostram um mundo cheio de violência, ódio e trevas. Zoey sabe que é errado lutar contra os humanos, mas quem está disposto a dar-lhe ouvidos? As aventuras de Zoey na escola de vampyros tomam um caminho perigoso em que as lealdades são testadas, e um antigo mal é despertado…



A Marca de JushielJacqueline Carey

Para trás ficaram Terre d’Ange e as intrigas palacianas, a Corte das Flores da Noite, os amados Delaunay e Alcuin, os amigos, patronos e tudo o que para Phèdre evoca a palavra “casa”… Para trás ficaram também a herdade e a familiaridade da sua ternura tosca, a gentileza das suas mulheres e a beleza das suas cantigas…

Traição, guerra, desafio, imolação, amor e redenção. Logrará Phèdre fazer jus à Marca de Kushiel e concretizar esse sonho tão ansiado?

Nota: Por ter tomado a decisão de alterar significativamente o design da série Kushiel, a Saída de Emergência decidiu oferecer uma sobrecapa para colocar no seu primeiro volume.
Seguramente alguns compradores deste livro já adquiriram o primeiro volume com a anterior linha de capas desta série. Mas para que ninguém fique desiludido, fizemos uma nova capa para o livro que está em SUA casa.
Como todos os nossos leitores, adoramos os livros e não apenas pelo seu conteúdo.
Como muitos leitores, somos coleccionadores e gostamos de ter coerência e beleza na nossa estante.
É certo que isto representa uma custo significativo para a editora, mas estou certo de que a vossa satisfação vai valer a pena.
Obrigado a todos por se deixarem levar pela obra fantástica desta autora.




Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas - Vários Autores


Publicado pela primeira vez em 1915, durante a I Grande Guerra, o Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas foi durante trinta anos difundido a médicos de todo o mundo em folhas de carbono ou fotocópias. O trabalho do Dr. Lambshead inspirou génios clínicos de todo o mundo, e Portugal não foi excepção, encontrando no Dr. Anófeles Calamar Trindade e no seu Compêndio Médico de Doenças Notáveis e Invulgares uma referência incontornável.



Hora H – Ted Bell


O ano é 1939 e Nick McIver é filho do proprietário de um farol que vive na Ilha Barba Cinzenta na costa da Grã-Bretanha. Nick adora lançar-se em excursões perigosas no mar e, numa das suas aventuras, acaba por encontrar um baú com um misterioso globo brilhante. É então que, ao ver-se perseguido por piratas do passado, Nick descobre que o globo é um aparelho de viagens no tempo. Lançado de trás para diante nas correntes do tempo, Nick terá que enfrentar piratas maldosos, lutar contra as forças navais de Napoleão em 1805, mas também espiões nazis em 1939.


Assassin’s CreedOliver Bowden


“EU VOU PROCURAR VINGANÇA SOBRE TODOS AQUELES QUE TRAÍRAM A MINHA FAMÍLIA. EU SOU EZIO AUDITORE DE FLORENÇA. EU SOU UM ASSASSINO… “
Traído pelas famílias que governam Itália, um jovem embarca numa épica busca por vingança. Para acabar com a corrupção e restaurar a honra da sua família, ele terá que aprender a Arte do Assassino.
Assim começa uma história épica repleta de poder, vingança e conspiração.



Estrela de Narien Susana Almeida


Num Império onde as avatares da Senhora a Sabedoria são tão respeitadas como o róprio Rei e os cavaleiros são admirados ela sua bravura e honra, a paz prospera nas terras do Império dos Homens. Aheik, um jovem cavaleiro, tem sonhos que o levam para outra era, onde o seu nome é Eogan, marido da guardiã da Estrela de Narien. A Estrela de Narien é um artefacto que se julga perdido e cujo poder não tem limites. Se de facto existir e cair nas mãos erradas, poderá até destruir o mundo.




Dança com o DiaboSherrilyn Kenyon

Zarek é o mais perigoso de todos os Predadores da Noite. Exilado no Alasca durante séculos, desprezado pela deusa que o criou e temido pela sua própria espécie, foi condenado à morte por Ártemis na sua última missão. A sua única hipótese de salvação vem do líder dos Predadores da Noite, Acheron, que convoca a justiça da ninfa Astrid; mas, em toda a história do mundo, Astrid nunca considerou ninguém inocente… Dizem que mesmo o homem mais amaldiçoado pode ser perdoado, mas conseguirá Zarek convencer Astrid de que, por trás de uma besta feroz, se esconde um ser humano que deseja amar e ser amado?
Seguramente mais uma novidade que irá tomar de assalto os tops de vendas…



Titus - O Herdeiro de GormenghastMervyn Peake

No castelo de Gormenghast, uma vasta construção labiríntica e grotesca, nasce Titus, o filho herdeiro de Lorde Sepulchrave. O mundo de Gormenghast é predeterminado por rituais obscurecidos pela passagem do tempo e, ao longo dos corredores sombrios do castelo, a criança encontra algumas das estranhas personagens que irão moldar a sua vida: o taciturno e cadavérico Mr. Flay, o vulgar e obeso Swelter, mas, acima de todos, o ambicioso Steerpike que irá marcar a diferença na sociedade estagnada de Gormenghast com a sua mente maquiavélica e talento para manipulação.
Prepare-se para uma história de vingança, conspiração e violência, mas também lágrimas e risos, sonhos e desencanto contidos no surreal labirinto de pedra que encerra a vida de Titus.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Novidades "Esfera dos Livros"



Título: Histórias Rocambolescas da História de Portugal
Autor:João Ferreira
Colecção: História Divulgativa
P.V.P: 23 €
ISBN: 978-989-626-216-7
Páginas: 336 + 24 extratextos
Data de lançamento: Abril

Sinopse:
Milagres que nunca existiram, um filho que bate na mãe, um irmão que bate noutro irmão, execuções e assassinatos num país de brandos costumes, heróis que afinal não foram assim tão bonzinhos, reis loucos num país de loucuras, aliados piores que o pior dos inimigos, batalhas vitoriosas com uma mãozinha divina ou grandes desastres militares, traições e conspirações de vão de escada, um rei com gosto por freiras, outro impotente que não conseguia satisfazer a mulher, um governo que nem cinco minutos durou, um atentado onde tudo correu mal e o visado saiu ileso, um ditador temível que resistiu 40 anos no poder até cair de uma cadeira de lona...

Sabia por exemplo que nunca existiu uma escola náutica em Sagres, que frei Miguel Contreiras nunca existiu? Que D. Pedro, além de D. Inês, amou também o seu escudeiro? Que a morte dos Távora envolve sexo, mentiras e política? Sabia que Vasco da Gama, herói das Descobertas, era temido por ser um homem cruel? Que Palma Inácio foi o primeiro pirata do ar?

O jornalista João Ferreira convida-o a fazer uma viagem pelas histórias rocambolescas da História de Portugal. Porque a história é feita de pessoas de carne e osso, com defeitos e virtudes, polémicas e momentos de iluminação, neste livro vai ficar a conhecer algumas das personalidades e momentos históricos que marcaram a nossa existência e que explicam o que somos actualmente.

João Ferreira é editor executivo da NS', revista do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias. Mestre em História Cultural e Política, é investigador do Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa. É co-autor, com Ferreira Fernandes, de Frases Que Fizeram a História de Portugal. Foi director da revista Focus.




Título: História dos Papas
Autor: Juan María Laboa Gallego
Colecção: Religião
P.V.P: 35 €
ISBN: 978-989-626-213-6
Páginas: +/- 547 + 32 extratextos a cores
Data de lançamento: Abril

Autor em Lisboa nos dias 3 e 4 de Maio

Sinopse:
Uma narrativa de grandeza, de religiosidade e de pecado. Em História dos Papas, Juan María Laboa Gallego, especialista em História da Igreja, traça o retrato de 265 papas que ocuparam a cadeira de São Pedro, discípulos directos que herdaram os poderes de Jesus Cristo e mantêm, há vinte séculos, a autoridade sobre a Igreja Católica.

Pela cidade de Roma passaram homens santos como Leão I, o Magno, que enfrentou Átila, e reformadores como Gregório VII, grande defensor da Igreja face ao poder laico, guerreiros como Urbano II, que convocou a primeira cruzada, mecenas de arte como Júlio II, a quem se deve a decoração da Capela Sistina. Mas também se sentaram na cadeira do poder papas considerados hereges como João XXII, Alexandre VI, que favorecia de forma escandalosa a sua família, Pio VII, prisioneiro de Napoleão, ou João Paulo I, que apareceu morto na sua cama depois de trinta e três dias de pontificado. Uma crónica completa que conta a história de João XXI, o único papa português que morreu esmagado por um tecto, para uns castigo divino pela sua falta de apreço pelos religiosos dominicanos. E ainda, a história dos dois últimos papas: o carismático e universal João Paulo II, um dos artesãos da queda do comunismo, e o seu sucessor, Bento XVI.

Juan María Laboa Gallego é licenciado em Filosofia e Teologia e doutor em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor durante 15 anos na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade Complutense e professor ordinário da Universidade de Comillas durante trinta anos. Foi professor convidado de diversas universidades europeias e americanas.






Título: Cativa na Arábia
Autor: Cristina Morató
Colecção: História Divulgativa
P.V.P: 24 €
ISBN: 978-989-626-221-1
Páginas: 360 + 44 extratextos
Data de lançamento: Abril

Autora em Lisboa nos dias 5 e 6 de Maio

Sinopse:
A vida da condessa Marga d’Andurain é um autêntico livro de aventuras. Drama, aventura, intriga, acção, exotismo são alguns dos ingredientes de Cativa na Arábia.

Nascida no seio de uma família da burguesia basca francesa, foi uma mulher à frente do seu tempo. Rebelde, transgressora e apaixonada, viajou da sua Baiona natal até cidades lendárias como o Cairo, Beirute, Damasco ou Tânger, onde protagonizou façanhas incríveis que lhe valeram títulos como «A Mata Hari do deserto», «A condessa dos vinte crimes» ou «A amante de Lawrence da Arábia».

Marga d’Andurain espiou para os britânicos, dirigiu juntamente com o marido um hotel no deserto sírio e propôs-se ser a primeira ocidental a entrar em Meca. Para isso, já divorciada, casou-se com um beduíno e converteu-se ao Islão. A sua viagem ao coração da Arábia foi um autêntico pesadelo, ao ser fechada num harém e mais tarde encarcerada na terrível prisão de Yidda. Ao abandonar o Próximo Oriente, dedicou-se ao tráfico de ópio em Paris, ocupada pelos nazis, acabando por ser assassinada em Tânger.

Mas quem era na realidade esta mulher? Uma perigosa espia, uma assassina ou apenas uma audaciosa viajante? Cristina Morató conseguiu responder a estas perguntas ao localizar o seu filho mais novo, Jacques d’Andurain, herói da Resistência francesa e testemunha directa das aventuras da sua mãe. Graças à sua colaboração, a autora pôde reconstruir a vida de uma mulher marcada pelo escândalo e esquecida pela História, que encontrou na aventura a sua razão de existir.

Cristina Morató (Barcelona, 1961) estudou jornalismo e fotografia. Desde muito jovem percorreu o Mundo como repórter, realizando numerosos artigos e reportagens. Depois de passar grandes temporadas em países da América Latina, Ásia e África – onde trabalhou para a Cooperação Sanitária Espanhola na actual República Democrática do Congo –, em 2005 viajou pela primeira vez para o Próximo Oriente visitando a Síria e mais tarde a Jordânia.







Título: Guerra é Guerra - Um Oficial da GNR no Iraque
Autor: Major Miguel Costa Barreto
Colecção: Fora de Colecção
P.V.P: 17 €
ISBN: 978-989-626-214-3
Páginas: 264 + 16 extratextos a cores
Data de lançamento: Abril

Apresentação do livro no dia 6 de Maio, às 18h30, na Univ. Lusíada.

Sinopse:
«…este não é um livro de instrução, ou de doutrina militar, nem um relatório final de missão. Este relato biográfico conta-nos a experiência pessoal de um homem, mostra-nos a dureza da separação da família, a camaradagem entre irmãos de armas, a preocupação de um oficial com os homens sob o seu comando, a austeridade das condições num teatro de guerra, a história das terras e das populações encontradas.»

Paulo Portas, in Prefácio

«Na verdade, só quem em campanha sentiu ter nas suas decisões o domínio da vida dos seus homens, sabe o que isso significa…». O major Miguel Costa Barreto, segundo comandante do contingente português no Iraque, teve nas suas mãos a vida dos 128 militares do sub-agrupamento Alfa da GNR destacado em 2003 para um dos mais violentos cenários de guerra da actualidade.

Quando viu os escombros do quartel-general das forças italianas em Nassíria, alvo de um ataque terrorista que vitimou 17 militares italianos de entre 28 mortos e 109 feridos, deparou-se com um cenário de horror e de total destruição. Um prenúncio do que seriam os seus quatro meses no Iraque.

Numa obra original, escrita na primeira pessoa, o major Miguel Costa Barreto relata o seu dia-a-dia naquele teatro de guerra. Descreve-nos as condições em que viviam, os momentos de tensão quando saiam em patrulha, o receio perante um presumível carro-bomba, a ansiedade sentida segundos antes de se dar a ordem para disparar, as saudades sentidas. Episódios caricatos, como o do médico português que dormiu com o colete à prova de bala vestido, ou uma refeição no Burger King montado em pleno deserto pelos norte-americanos. Momentos dramáticos como o de um militar que recebeu a notícia de ter sido traído a milhares de quilómetros pela mulher ou os vividos aquando do ataque a jornalistas portugueses, no qual a repórter Maria João Ruela foi baleada.

Guerra é Guerra. 24 sobre 24 horas Miguel Costa Barreto esteve alerta para lidar com todas estas situações. Coragem, perseverança, espírito de camaradagem, união, foram alguns dos ingredientes que tornaram a missão portuguesa no Iraque um sucesso.

O major Costa Barreto nasceu em Lisboa em 22 de Abril de 1969. Do seu currículo militar, destacamos os comandos da Companhia da Estrela, da 1ª Companhia do Batalhão Operacional e posteriormente do próprio Batalhão Operacional do antigo Regimento de Infantaria, hoje Unidade de Intervenção. É um dos Oficiais da GNR com maior número de missões internacionais desempenhadas, tendo estado presente nos teatros de Angola, Iraque e Bósnia-Herzegovina. Constam no seu currículo vários louvores e condecorações nacionais e estrangeiras tais como as medalhas de mérito militar, serviços distintos de segurança pública, comportamento exemplar e de reconhecimento.







Título: Dormir Tranquilo
Autor: Mário Cordeiro
Colecção: Manuais e Guias
P.V.P: 16 €
ISBN: 978-989-626-215-0
Páginas: 216
Data de lançamento: Abril

Sinopse:
O seu filho não quer dormir sozinho? O seu bebé só adormece ao colo e mal o deita ele acorda e exige mais colo? Não consegue tirar os seus filhos da sua cama? Não percebe porque é que ele chora horas a fio? A sua filha acorda de madrugada e volta a adormecer? O seu filho tem sonhos maus, acorda a chorar e a chamar por si?

Estes são alguns dos problemas com que se confrontam os pais, cansados de noites e noites mal dormidas. Mário Cordeiro, o pediatra mais lido em Portugal, traz-nos um livro indispensável com conselhos e dicas práticas que pretendem ajudar os pais a resolver os problemas de sono dos seus filhos.

- O seu bebé precisa de se sentir seguro para dormir.

- Estabeleça rotinas para que a hora de dormir seja mais calma e tenha uma maior probabilidade de sucesso.

- Se a criança chorar, deve ir ter com ela com o mínimo de rebuliço, de luz e de estímulos tácteis.

- Se a criança quiser colo, experimente sentar-se ao lado da cama dela e numa voz baixa e monocórdica repita frases como «bebé ó-ó».

- Crie um ambiente seguro e tranquilo para a criança se sentir bem no seu quarto.

Não há soluções mágicas, nem normas rígidas, até porque os bebés não são todos iguais e os pais não devem cair em desespero ou em alarmismos. Mas se não é possível obrigar um bebé a dormir, muito se pode fazer para o ajudar a dormir tranquilo... ele e os pais!

Mário Cordeiro, um dos mais prestigiados pediatras nacionais, é professor auxiliar de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e membro da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da British Association for Community Child Health..

Mário Cordeiro foi presidente da European Society for Social Pediatrics e da secção de Pediatria Social e Comunitária da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Mário Cordeiro é o autor dos livros O Grande Livro do Bebé, O Livro da Criança, O Grande Livro do Adolescente, publicados pela Esfera dos Livros.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fronteira do Caos Editores


Título: Senhores da Noite
Autor: Carla Ribeiro
Colecção: NegritoFora de Colecção
PVP: 14,75 euros
Data de Publicação: Março de 2010
Nº Pág.: 161pp
ISBN: 978-989-8070-47-0

Sinopse:
Possuem o dom da imortalidade. Controlam as forças da magia com o poder da sua vontade e, com base na imunidade à morte, subjugaram a humanidade. Têm, contudo, uma fraqueza: vivem em guerra constante.

Moranius Sinister é o mais antigo dos imortais, único sobrevivente de um tempo em que a sua raça vivia sob as leis de um império. No presente, contudo, são já escassos os imortais e todos eles desejam o poder dos seus semelhantes. Para conquistar as suas ambições, Moranius vê-se obrigado a, juntamente com a sua amante, Deletress Aventra, conceber um plano que lhe permita eliminar do seu caminho os restantes imortais, apesar de todas as revelações ainda ocultas no tempo.

Nenhum trilho ficará por percorrer. Nenhum segredo será deixado por revelar. Nenhum ser vivo ficará seguro. Num mundo governado pela lenda do Senhor da Noite, a supremacia não admite um plural.





Título: O Caminho da Índia
Autor: Peter Wibaux
Colecção: Fora de Colecção
PVP: 24.00 euros
Data de Publicação: Fevereiro de 2010
Nº Pág.: 278pp
ISBN: 978-989-8070-46-3

Sinopse:
Esta é a história de uma viagem tornada possível por homens que liam as estrelas, jogavam os jogos da política e da guerra melhor do que nos tempos de hoje, e que ousaram arriscar o futuro de toda uma nação pelo pote de ouro de Marco Pólo. É a história da subida à ribalta de um pequeno país com pouco mais de um milhão de almas, que passou a figurar entre as principais potências europeias e foi pioneiro da globalização. É a razão pela qual se bebe «chá» em chinês e português, e a palavra «chave» tem o mesmo significado em português e em kikuyu, uma das principais línguas tribais do Quénia…

Baseado em anos de investigação, este livro conta-nos os feitos daqueles homens que arriscaram a vida em viagens tão ousadas quanto perigosas - e do rei cuja coragem, inteligência e visão abriu Portugal ao mundo.






Título: Aníbal, Maldição do deus de Israel
Autor: João Santos Fernandes
Colecção: Fora de Colecção
PVP: 17.50 euros
Data de Publicação: Fevereiro de 2010
Nº Pág.: 281pp
ISBN: 978-989-8070-49-4

Sinopse:
Num cenário expansionista da República de Roma irá concluir porque é que a sua Guerra dos Cem Anos (264-146 a. C.) contra Cartago voltará na Guerra dos Cem Anos da Idade Média (1334-1452 d.C.) e será um vaticínio funesto para a Guerra dos Cem Anos actual (1914-2032), durando sempre 118 anos. Ao longo deste livro vai com certeza mudar de opinião de que o Universo e a História não têm acasos e coincidências.

Numa altura em que os portugueses se sentem desmotivados perante o Mundo e a sua classe política, responsável por tantas crises financeiras, guerras e grandes assimetrias sociais, descubra na escrita deste livro quão importante foi e é a Luxitânia para o devir da Humanidade, uma realidade que Hannibaal, o herói perseguido pelos corruptos do seu povo, viria a constatar antes de se suicidar perto do Mar Negro.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Resultados do Passatempo "D.Amélia"


Os meus agradecimentos aos 238 participantes do passatempo “"D. Amélia" de Isabel Stilwell, desde Março à venda nas Livrarias (1º Lugar no Top da Fnac e 2º no Top da Bertrand), que decorreu do dia 09 até às 23:59 do dia 16 de Abril. Destas 238 participações, 170 estiveram em conformidade com as regras de participação.

Permitam-me dizer que me surpreenderam as imensas respostas erradas (29%) que foram dadas, sobretudo por simples falta de atenção e pelas mesmas (erradas) terem servido para a participação de várias pessoas. Ou seja, alguém investigou, mal, e depois forneceu as respostas aos amigos que participaram com as mesmas respostas, a maioria nem uma vírgula mudou. Foram então imensos os mails seguidos com respostas erradas.

E foi uma pena, o Blog NLivros já tem o livro e podemos garantir tratar-se de uma obra de eleição, muito mais do que um mero Romance Histórico.

As respostas às perguntas eram as seguintes:

1) Onde nasceu D. Amélia?
R: Eram aceites: Inglaterra ou Twickenham.

2) Em que ano D. Amélia se tornou Rainha de Portugal?
R: 1889, aquando da morte do sogro. (1886 foi o ano do matrimónio D. Carlos com D. Amélia, mas D. Carlos não era, ainda, Rei de Portugal).

3) Refira o título de um dos Romances Históricos de Isabel Stilwell.
R:Filipa de Lencastre” ou “Catarina de Bragança” ou “D. Amélia

Os Vencedores são:

93) Cláudia Cruz (Rio de Mouro)
145) Gabriela Monteiro (Lisboa)

Parabéns aos vencedores e continuação de boas leituras!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Novidades "Saída Emergência"


Nome: Mediterrâneo
Autor: Clive Cussler
Género: Thriller / Aventura
Páginas: 256
PVP: 17,96 €
Data de Lançamento: 16 de Abril de 2010

Sinopse:
Numa pacata ilha da Grécia, uma base aérea americana é subitamente atacada por um avião da Primeira Guerra Mundial. Perante a visão de um biplano ostentando a Cruz de Malta, a descrença é total.
Entretanto, Dirk Pitt integra uma equipa de investigação marítima junto da ilha. Apenas ele poderá descobrir qual a relação entre o ataque, os actos de sabotagem contra a expedição, e alguém poderoso disposto a tudo para ocultar um segredo. Depois há uma morena irresistível e misteriosa. Mas de que lado está ela, afinal?
Dirk Pitt é um homem cheio de recursos. Mas vai enfrentar o perigo numa ilha onde as autoridades estão corrompidas e o perigo espreita a cada esquina. Terá que usar todo o seu charme e mover-se no submundo de uma ilha paradisíaca, repleta de praias de areia branca, onde o povo é desconfiado e conservador.

UM PERSONAGEM QUE CONQUISTOU OS CINEMAS COM MATHEW MCCONAUGHEY NA PELE DE DIRK PITT E OUTRAS ESTRELAS COMO PENÉLOPE CRUZ NO FILME SAHARA.




Nome: Flashman - A Odisseia de um Cobarde
Autor: George MacDonald Fraser
Género: Romance Histórico
Páginas: 256
PVP: 18,85€
Data de Lançamento: 16 de Abril de 2010
Chancela: Saída de Emergência

Sinopse:
Ele é um mentiroso, ele é um cobarde, ele seduziu a amante do próprio pai. Ele é Harry Flashman e esta é a sua deliciosa odisseia. Dos salões vitorianos de Londres às fronteiras exóticas do Império, prepare-se para conhecer o maior herói do Império Britânico.
Pode um homem que foi expulso da escola por andar sempre bêbado, que seduziu a amante do próprio pai, que mente com quantos dentes tem e é um cobarde desavergonhado no campo de batalha, protagonizar uma série de triunfantes aventuras na era vitoriana?
A escandalosa saga de Flashman, herói e soldado, mulherengo e agente secreto relutante, emerge numa série de memórias campeãs de vendas em que o herói gingão revê, na segurança da velhice, as suas proezas na cama e no campo de batalha.




Nome: A Ilha do Final do Tempo
Autor: Javier González
Género: Lit. Contemporânea
Páginas: 320
PVP: 18,95 €
Data de Lançamento: 23 de Abril de 2010
Chancela: Saída de Emergência

Sinopse:
A LENDA DE BORONDÓN, RELATA A EXISTÊNCIA DE UMA MISTERIOSA ILHA NO ATLÂNTICO, QUE APARECE E DESAPARECE AO LONGO DOS SÉCULOS. ESTA ILHA ESTÁ CARTOGRAFADA POR FAMOSOS NAVEGANTES, E O SEU TESTEMUNHO MAIS RECENTE É UMA FOTOGRAFIA PUBLICADA 1958. DIZ QUEM A VIU, QUE É O PARAÍSO NA TERRA.
Nas ruínas da Igreja de uma pacata vila, descobrem-se três objectos que haviam sido emparedados, talvez para nunca mais serem encontrados: Uma pena, os restos mortais de um monge, e um manuscrito de nome Navigatio. Alejandra, uma bela médica forense encarregada da autópsia dos restos mortais do monge, e o historiador Sebastian Cameron, ver-se-ão envolvidos numa investigação complexa e que pode mudar as suas vidas, a nossa história, e o conceito que temos do tempo. Mas terão que repetir a lendária viagem que os monges realizaram há 1500 anos, e descobrir que no meio do Oceano Atlântico, por trás da névoa, se escondem as respostas há muitos séculos esquecidas pelo homem. Na Ilha do Final do Tempo.







Nome: Sangue Furtivo
Autor: Charlaine Harris
Género: Horror / Lit. Fantástica
Páginas: 256
PVP: 17,85 €
Data de Lançamento: 16 de Abril de 2010
Chancela: Saída de Emergência

Sinopse:
Sookie Stackhouse, uma empregada de bar na pequena vila Bon Temps, não é alheia a experiências sobrenaturais. Mas agora estranhos acontecimentos estão a mexer com a sua família e nunca antes o sobrenatural esteve tão próximo. Quando Sookie repara que os olhos do seu irmão Jason começam a modificar-se, ela percebe que ele está prestes a transformar-se numa pantera pela primeira vez - uma transformação mais rápida e intuitiva do que a maioria dos metamorfos que ela conhece.
Mas a preocupação de Sookie torna-se mais intensa e assustadora quando um atirador furtivo aponta a sua mira para os metamorfos locais, e os novos “irmãos” felinos de Jason começam a suspeitar que ele pode estar por trás dessa mira. Sookie tem até à próxima lua cheia para descobrir quem está envolvido nestes ataques… a menos que o atirador decida encontrá-la primeiro...

«Um trabalho admirável em criar uma heroína interessante e completamente credível num mundo diferente e bizarro. Diálogos cómicos e um enredo bem ritmado, colocam este livro como um dos pontos altos da série.» - PUBLISHERS WEEKLY





Nome: O Veneno de Ofiúsa
Autor: Francisco Dionísio
Género: Jovem Adulto / +14
Páginas: 192
PVP: 14,96 €
Lançamento: 16 de Abril de 2010
Chancela: Saída de Emergência

Sinopse:
Numa luta entre deuses e homens, só os verdadeiros heróis poderão fazer a diferença.
Chegou o tempo há muito anunciado em que os deuses deverão partir e deixar o destino da Terra entregue aos homens. Mas nem todos os deuses aceitam fazê-lo, e um terrível conflito entre homens e divindades é inevitável. É neste cenário que dois jovens guerreiros, Anio e Camal, percorrem a Lusitânia em busca do guardião da joia da Deusa-mãe - uma pedra capaz de aniquilar as próprias divindades.
Inspirado nos povos pré-romanos da Península Ibérica, “O Veneno de Ofiúsa” é uma viagem para um tempo mágico há muito esquecido. Estás preparado para a guerra com os deuses?







Nome: Helena de Tróia (Volume I de II)
Autor: Margaret George
Género: Romance Histórico
Páginas: 368
PVP: 18,85€
Data de Lançamento: 16 de Abril de 2010
Chancela: Chá das Cinco

Sinopse:
Filha de um deus, mulher de um rei, prémio da guerra mais sangrenta da Antiguidade, Helena de Tróia inspira artistas há milénios. E Margaret George dá nova vida ao grande conto homérico pondo Helena a narrar a própria história.
Através dos seus olhos e da sua voz, vivemos a descoberta da jovem Helena sobre a sua origem divina e beleza avassaladora. Pouco mais do que uma menina, Helena casa-se com Menelau, rei de Esparta, e dá-lhe uma filha.
Aos vinte anos de idade, a mulher mais bela do mundo estava resignada com um casamento desapaixonado — até encontrar o atraente príncipe troiano, Páris. E quando os apaixonados fogem para Tróia, guerra, assassínio e tragédia tornam-se inevitáveis.
Em Helena de Tróia, Margaret George capturou uma lenda intemporal num conto hipnotizante acerca de uma mulher cuja vida estava destinada a criar conflito… e a destruir civilizações.




Nome: Cerimónia Mortal
Autor: J.D. Robb
Género: Lit. Romântica
Páginas: 272
PVP: 18,85 €
Data de Lançamento: 16 de Abril de 2010
Chancela: Chá das Cinco

Sinopse:
Eve Dallas, tenente da polícia de Nova Iorque, é encarregue de uma missão secreta: investigar a morte de um colega. Nunca hesitando em cumprir o dever e colocá-lo acima das lealdades pessoais, ela está pronta para o que der e vier. Mas quando um cadáver é deixado à porta de sua casa, Eve sabe que só com toda a sua força e inteligência poderá sobreviver. Estará ela preparada para o caso mais complicado e perigoso da sua carreira? Poderá o seu marido, Roarke, ajudá-la quando a jovem começar a questionar as suas crenças sobre o que está certo e errado? É que confrontar a forma mais sedutora de maldade não será fácil… nem mesmo para Eve Dallas.

“Roberts não vendeu 300 milhões de livros por acaso… um convincente e apaixonante livro… divertimento em ritmo acelerado.”
— PEOPLE




Nome: Refúgio
Autor: Nora Roberts
Género: Literatura Romântica
Páginas: 400
PVP: 18,85€
Data de Lançamento: 23 de Abril de 2010
Chancela: Chá das Cinco

Sinopse:
Jo Ellen, fotógrafa de renome, pensava ter fugido à casa chamada Refúgio há muito tempo. Ali passara os seus anos mais tristes, depois do desaparecimento inesperado da mãe.
Contudo, a casa que encima as praias exóticas de uma ilha ao largo da Geórgia continua a assombrá-la. E agora, mais assustadoras ainda são as fotografias que alguém lhe começa a enviar: primeiros planos sinistros e puros, culminando no retrato mais chocante de todos, o da mãe… nua, bela e morta. Jo terá de regressar à ilha da sua infância e à família que procurou esquecer. Com a ajuda de um homem, descobrirá toda a verdade sobre o seu trágico passado. Mas o seu Refúgio pode revelar-se o local mais perigoso de todos…

“Muito satisfatório… Emocionalmente complexo, construído com grandes personagens e cenas de amor poderosas. É uma história para saborear muito depois de ter acabado de ler.”
— Book Page




Nome: A Biografia de Sherlock Holmes
Autor: W. S. Baring Gould
Género: Literatura Contemporânea
Páginas: 328 + 16 páginas com fotos
PVP: 18,85€
Data de Lançamento: 16 de Abril de 2010
Chancela: Camões & Companhia

Sinopse:
Sherlock Holmes tornou-se uma lenda, e o seu nome é sinónimo das mais brilhantes investigações criminais. Esta é a primeira biografia detalhada da personagem, de um rigor meticuloso e entusiasmo vibrante. Acompanhando a carreira de Holmes, W. S. Baring-Gould revela muitos factos desconhecidos: as suas origens e início de vida, os anos erráticos em Oxford, Cambridge e Bart’s, bem como um interlúdio nos palcos dos Estados Unidos e Inglaterra.
São também reveladas as relações pouco conhecidas de Holmes com outras celebridades do seu tempo – incluindo o rei Eduardo VII, Karl Marx, Lewis Carrol e Bernard Shaw. Para os leitores há muito familiarizados com os feitos soberbos de dedução de Holmes, assim como para os recém-chegados às suas notáveis investigações, A Biografia de Sherlock Holmes é leitura irresistível e fascinante.

Conheça o cavalheiro, entre na mente do génio, descubra os segredos do detective

Novidades "Publicações Europa-América"


Título: Armas de Defesa, Caça e Desporto
Autor: Domingos F. Correia
Colecção: Diversos
Preço: 17.49€
Pp.: 168

Armas de Defesa, Caça e Desporto é um manual essencial que, face à Lei das Armas e à sua actualização de 2009, esclarece dúvidas e sintetiza assuntos importantes para todos aqueles que vão começar a lidar ou já lidam com armas de fogo, sejam eles caçadores, atiradores desportivos, agentes da autoridade, coleccionadores ou portadores de armas para defesa pessoal ou dos seus familiares.
Da breve perspectiva histórica sobre as armas de fogo à sua classificação, manutenção e reparação, este livro foca também temas como os tipos de licenças de uso e porte, respectiva concessão, renovação e validade e regras para a aquisição de armas e munições e ainda os aspectos essenciais a ter em conta, em termos de segurança, no uso de uma arma.
Também como manual de conduta do portador de arma, é um guia imprescindível e actualizado que dá conta da legislação em vigor sobre o tema.
Um livro essencial tanto para quem deseja vir a ser atirador ou caçador como para todo aquele que, já o sendo, quer adquirir uma nova arma ou renovar uma licença de uso e porte ou de simples detenção. É também um manual prático para os agentes da autoridade. Esta obra contém as perguntas e as respostas que com mais frequência se põem aos utilizadores de armas.

Saiba tudo sobre:
Conceitos Elementares-Definições
Classificação de Armas
Licenças (Concessão, renovação, prazos)
Regras de Segurança
Seguro de Responsabilidade Civil
Locais de Atendimento da PSP
Federações e Clubes


Domingos F. Correia nasceu em Lisboa em 1967. Cumpriu o Serviço Militar no Regimento de Comandos da Amadora em 1988. Ingressou na PSP em 1990. De 1998 a 2006 foi Chefe de Brigada de Fiscalização de Armas e Explosivos a nível nacional. Entre 2006 e 2007 foi Comandante da 64.ª Esquadra — Alfragide. Em 2009, Adjunto do Núcleo de Armas e Explosivos da PSP de Lisboa e, em 2010, Coordenador e Supervisor de Armas e Explosivos da PSP de Lisboa. Desde 2008 que é Formador em diversos cursos de Formação de Formadores na Polícia.
Praticou futebol no Futebol Clube de Alverca. É praticante de pesca desportiva de rio e um adepto de BTT (já partiu três bicicletas!). Em 2008 publicou o livro Regime Jurídico de Armas e Munições. É casado e tem dois filhos.



Título: Quando a Vida se Ilumina
Autor: Serdar Ozkan
Colecção: Contemporânea
Preço: 15.90€
Pp.: 174

Quando a Vida Se Ilumina é um livro sobre a esperança, o amor incondicional e o milagre da vida.
Num barco ao largo do mar Egeu, o jovem Omer tenta suicidar-se, mas os seus intentos são gorados quando um estranho ser abalroa o seu barco.
Outrora, uma criança e um golfinho tornaram-se amigos, nadaram no vasto mar e conheceram as suas maravilhas. Mas a amizade que os une é subitamente quebrada e a criança fica destroçada.
Quando as duas histórias se unem, Omer terá de recordar as lembranças do Verão em que foi feliz com o seu amigo marinho e espírito da luz e aceitar tranquilamente a vinda do Anjo da Morte.
Serdar Ozkan é um autor turco traduzido em mais de vinte línguas e quarenta países. A Rosa Perdida, obra já editada por Publicações Europa-América, tornou-se um fenómeno de vendas internacional. Psicólogo por formação, dedica-se desde 2002 à escrita a tempo inteiro e nos seus romances elege como tema o significado profundo e oculto da viagem que é a vida .

terça-feira, 13 de abril de 2010

Evangelho do Enforcado (O) – David Soares


Espantoso, grandioso, eloquente, belo, misterioso, poético, encantador, viciante, bem escrito, mágico, extraordinário. Um dos melhores livros que li até hoje e um sério candidato a melhor livro de 2010.

Muitos são os sinónimos que podem caracterizar o “Evangelho do Enforcado”, no entanto, não obstante os acima referidos, parece-me que “Obra Prima” classifica na perfeição esta portentosa obra da literatura e tornam David Soares num dos meus escritores predilectos, diria até e é se já não é, um dos nomes grandes da literatura portuguesa.

Para além da história narrada, David Soares escreve muito bem, é exímio na arte narrativa e excepcional a cruzar e interligar vários estilos literários tão distintos mas que ele prova serem perfeitamente compatíveis. Nesta obra, assim como já havia constado em “A Conspiração dos Antepasados”, ele faz uso do romance histórico num estilo gótico, passando pelo fantástico com laivos de poesia à mistura. A forma como constrói o trama, como constrói essa Lisboa medieval, aplicando-lhe doses q.b. de magia e fantasia é genial, dando-lhe por variadas vezes, um tom surrealista.

A escrita de David Soares é fortemente cinematográfica (se me é permitido assim a caracterizar), as imagens criadas e que descrevem personagens, locais e acontecimentos, são extremamente potentes assim como a capacidade de criar situações chocantes e grotescas, muitas delas tendo como intervenientes directos personagens históricas, convicto, dá-nos quase a certeza da probabilidade de ter sido assim como ele narra e isso, por si só, é altamente dignificante para um autor.

Esta obra fala de Lisboa, de um reino que, no séc. XV via a ínclita geração iniciar um movimento que daria origem à Época Maior da História de Portugal. Muitas e famosas personagens aqui desfilam, várias delas com as suas virtudes e os seus defeitos, algumas com paranóias, vícios clandestinos e lados negros que, a ser verdade, viriam desvirtuar a imagem que delas ficou, no entanto esta é uma obra de ficção, embora seja importante referir que, como qualquer ser humano, estas personagens não foram perfeitas…

Ao contrário do que é referido na sinopse, este romance não é sobre os Painéis de S.Vicente (até porque o autor refere nos Apontamentos nada se saber de concreto sobre eles, excepto a data provável da sua realização e a origem da madeira sobre o qual foram pintados, pág. 342). Obviamente que se fala deles e descreve como supostamente podem ter sido criados por Nuno Gonçalves, mas, na minha óptica, este é um romance que pretende mostrar a época, a conjuntura onde a loucura, a alienação e o crime eram comuns a todas as classes sociais e onde o necrofilismo se faz sentir. Note-se, por exemplo, o caso do cárcere de D.Fernando, e percebe-se a loucura e a alienação.

O trama do livro é sustentado, em parte, pelas diversas interpretações e teses aos Painéis e do que está, ou pode estar, por detrás deles. Muito interessante a teoria do autor sobre os surtos de Peste Negra, assim como da origem de monstros que foram parte importante do imaginário português (Adamastor, por exemplo) e que aqui é simbolizado na relação grotesca entre Nuno Gonçalves e Geronte, criatura fantástica que aterroriza o pintor.

Uma nota para o imenso trabalho de investigação do autor que passou por ler e analisar livros de História medieval, psicopatia, anatomia humana, ciência forense e criminalista e sexualidade medieval.

Sendo apenas um livro de ficção, o autor é genial na forma como constrói um fresco histórico, não apenas na forma como trabalha os personagens, como conseguindo transportá-los à nossa presença conjuntamente com a sua época, invadindo-nos numa áurea mágica e misteriosa como só David Soares consegue criar.

Um livro genial de um autor genial.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Passatempo "D. Amélia"


O blog NLivros, em colaboração com a Esfera dos Livros, tem para oferecer 2 exemplares do livro "D. Amélia" de Isabel Stilwell já disponível nas livrarias.

Título: D. Amélia
Autor: Isabel Stilwell
Colecção: Romance
Nr Pág.: +/- 672 + 32 extratextos
PVP /c Iva: 22 €
ISBN: 978-989-626-207-5

Sinopse:
Uma rainha não foge, não vira costas ao seu destino, ao seu país. D. Amélia de Orleãs e Bragança era uma mulher marcada pela tragédia quando embarcou, em Outubro de 1910, na Ericeira rumo ao exílio. Essa palavra maldita que tinha marcado a sua família e a sua infância. O povo acolheu-a com vivas, anos antes, quando chegou a Lisboa. Admirou a sua beleza, comentou como era alta e ficou encantado com o casamento de amor a que assistiu na Igreja de São Domingos. A princesa sentia-se uma mulher feliz. Mas cedo começou a sentir o peso da tragédia. O povo que a aclamou agora criticava os seus gestos, mesmo quando eram em prol dos mais desfavorecidos. O marido, aos poucos, afastava-se do seu coração, descobriu-lhe traições e fraquezas e nem o amor dos seus dois filhos conseguiu mitigar a dor. Nos dias mais tristes passava os dedos pelo colar de pérolas que D. Carlos lhe oferecera, 671 pérolas, cada uma símbolo dos momentos felizes que teimava em não esquecer.


Isabel Stilwell, autora best-seller de romances históricos, traz-nos a história da última rainha de Portugal. D. Amélia viveu durante 24 anos num país que amou como seu, apesar de nele ter deixado enterrados uma filha prematura que morreu à nascença, o seu primogénito D. Luís Filipe, herdeiro do trono, e o marido D. Carlos assassinados ao pleno Terreiro do Paço a tiro de carabina e pistola. De nada lhe valeu o ramo de rosas que tinha na mão e com o qual tentou afastar o assassino. Outras mortes a perseguiriam... D. Amélia regressou em 1945 a convite de António de Oliveira Salazar com quem mantinha correspondência e por quem tinha uma declarada admiração. Morreu seis anos depois em França, seu país natal, na cama que Columbano havia pintado para ela. Na cabeceira estavam desenhadas as armas dos Bragança.

Isabel stilwell autora referência de romances históricos que publicou os livros Filipa de Lencastre, obra que vai na 20ª edição com mais de 36.500 exemplares vendidos, e Catarina de Bragança, que vai na 13ª edição com 35.00 exemplares vendidos, edita agora D. Amélia. A rainha exilada que deixou o coração em Portugal.

Leia a carta que Isabel stilwell escreveu aos leitores e, fique a saber como foi conhecer esta mulher.

"Caro Leitor

Conheci Amélia na costa da Normandia. Enquanto percorria a praia de areia e seixos, banhada por um Atlântico azul escuro, de ondas altas e cheias de espuma, consegui vê-la chegar a França, com quase seis anos, os olhos cheios de curiosidade, o coração a bater a cem à hora. A filha mais velha dos condes de Paris regressava do exílio em Inglaterra, onde nascera.

Dali fui-lhe seguindo os passos, através de uma infância que os historiadores mais tradicionais tendem a esquecer, como se tanto daquilo que somos não fosse resultado da forma como aconteceram os nossos primeiros anos de vida, da forma como fomos ou não fomos amados, dos exemplos que recebemos. A princesa Amélia que chega a Portugal em Maio de 1886, com 20 anos, é já alguém com convicções profundas, valores marcantes, objectivos definidos. Quando eu «chego» com ela a Santa Apolónia, as rosinhas do Castelo d’ Eu entre as páginas dos meus cadernos de apontamentos, os painéis de vitrais de Chantilly reproduzidos a lápis num bloco de notas, a alegria das férias em Cannes nas fotografias a sépia que recolhi, as suas cartas e diários, tantas vezes relidas e sublinhadas, acredito que é pelos seus olhos que vejo o país que a acolhe, o noivo que a espera, os sogros que a recebem, o povo que grita vivas na rua.

E é com ela que continuo pelo Paço de Belém, pelo isolamento do Palácio da Pena, pelos corredores de Vila Viçosa, e é ao seu lado que vivo o nascimento dos príncipes, os seus medos, as suas desilusões, a dor da traição. E é também ao seu lado que admiro a determinação com que persegue os seus objectivos, a dor de perder um filho e a força de continuar a lutar pelo filho que está vivo e que vai ser rei.

Ao contrário do que aconteceu com Filipa, e mesmo com Catarina, no caso de Amélia, os seus papéis, os seus lugares, os seus objectos, as suas fotografias e até a sua roupa existem. Tudo pode ser lido, olhado, visitado, tocado. Aparentemente seria fácil chegar à rainha, mas não é. As divisões entre monárquicos, a implantação da República, e a complexidade do tempo em que viveu permitiram que a sua imagem fosse manipulada ao sabor de quem a pretendia usar para os seus próprios fins. Amélia foi rotulada de beata, perigosa liberal, santa, fria, leal, dominadora, lésbica até, tantos nomes quantas as cabeças que os pensaram. Era tempo de a olhar, sem preconceitos, e descobri-la. Foi isso que procurei fazer. Acredito que Amélia se reconheceria na "minha» Amélia".

Até breve,

Isabel Stilwell
"




Para poderem ganhar um dos exemplares, basta responderem correctamente às seguintes três questões:

1) Onde nasceu D. Amélia?

2) Em que ano D. Amélia se tornou Rainha de Portugal?

3) Refira o título de um dos Romances Históricos de Isabel Stilwell.




REGRAS DE PARTICIPAÇÃO:


1) O passatempo decorre até às 23h59 do dia 16 de Abril.

2) As respostas deverão ser enviadas para o email: blog.nlivros@gmail.com, contendo nome, morada e contacto telefónico. Qualquer participação que não possua alguns destes dados, é automaticamente anulada.

3) Os vencedores serão sorteados aleatoriamente, sendo o anúncio dos vencedores efectuado por e-mail (para os vencedores) e publicado no blog.

4) Por motivos logísticos só serão aceites participações de residentes em Portugal.

Boa sorte!

Novidades "Editorial Bizâncio"


Título: Está Tudo na Cabeça
Autor: Alastair Campbell
Colecção: Montanha Mágica, 52
ISBN: 978-972-53-0451-8
Págs.: 352
Preço: € 15,24 / 16,00
Género: Romance

Sinopse:
Emily é a traumatizada vítima de uma queimadura grave, Arta é uma refugiada kosovar que recupera de uma violação, David Temple sofre de depressão há demasiado tempo, e o ministro Ralph Hall vive com pânico de que o seu alcoolismo seja descoberto. Todos estes personagens tão diferentes têm algo em comum: são todos pacientes do professor Martin Sturrock, psiquiatra, com quem cada um deles passa uma hora, todas as semanas. Mal sabem, porém, quão doente está o professor Sturrock. Durante anos e anos o dedicado médico refugiou-se no trabalho para afugentar os seus demónios pessoais. Mas os seus fantasmas perseguem-no, a sua vida desmorona-se e a única ajuda a que pode recorrer é a de um dos seus pacientes.

O notável primeiro romance de Alastair Campbell mergulha fundo nos recantos mais obscuros da mente humana, trazendo-nos um absorvente retrato da interdependência que pode estabelecer-se entre médico e doente. Simultaneamente comédia e tragédia de vidas comuns, esta é uma obra repleta de compaixão por aqueles para quem o dia-a-dia é vivido à beira do abismo.
"Dado o estatuto de Campbell como a grande barracuda da política e dos media ingleses, a sensibilidade da sua escrita é uma extraordinária surpresa." Irish Times

Al Alastair Campbell - Da política para a literatura

Durante o tempo que trabalhou em Downing Street esteve envolvido nas grandes questões políticas, em grandes polémicas e em crises internacionais. Afirmou que, em dez anos de media e numa década de política, o seu respeito pelos media decresceu e aumentou o seu respeito pela política. Em Julho de 2007, publicou o seu primeiro livro sobre os tempos passados com Tony Blair, Os Anos Blair , extractos do seu diário entre 1994 e 2003. Em Outubro de 2008, Alastair Campbell foi figura central num documentário da BBC2 em que falava do seu colapso nervoso. Tanto o documentário, Cracking Up, como o livro, All in the Mind, foram amplamente aclamados pelo contributo que deram no combate aos tabus que rodeiam a questão da saúde mental. Recebeu o prémio Mind Champion pelo reconhecimento do seu trabalho na área. Esse romance de estreia, Está Tudo na Cabeça, chega finalmente a Portugal. Nas livrarias, a partir de 19 de Abril.





Título: FralDiário
Subtítulo: Como ser Mamã Há menos de Um Ano, sem Borrar a Pintura
Autor: Cynthia L. Copeland
Colecção: Pais & Filhos
ISBN: 978-972-53-0230-9
Preço: € 11,43 / 12,00
Género: Puericultura/Humor

Sinopse:
Rir é um bom remédio para recém, e futuros, mamãs e papás.

Ela é hilariante. Ela é sagaz. Ela é extremamente compreensiva. E dá às jovens mães a única coisa sem a qual não conseguem sobreviver: o riso. Combinando uma grande experiência com um grande sentido de humor, Cynthia L. Copeland descreve o primeiro ano de maternidade, desde a entrada no hospital até ao regresso ao trabalho – tenha cuidado com os bocados de banana esmagada enredados no seu cabelo.




Título: Dispa o Seu Stress
Subtítulo: 30 Maneiras Curiosas e Divertidas para se Libertar da Tensão
Autor: Lois Levy
Colecção: Pequenos Livros
ISBN: 978-972-53-0091-6
Preço: €7,62 / 8,00
Género: Auto-ajuda

Sinopse:
Sente-se Frenético?

Elimine as tensões e controle a sua vida por meio de técnicas divertidas, muitas vezes hilariantes e muito simples, que o deixarão calmo, livre do stress e satisfeito.

Quando foi a última vez que:
• Dançou pela sala?
• Gritou a plenos pulmões?
• Comprou uma caixa de lápis de cera para si próprio?
• Fez uma viagem?

Através de métodos rápidos, fáceis e pouco ortodoxos, Dispa o Seu Stress vai ensinar-lhe a libertar-se e a eliminar a pressão do dia-a-dia.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Resultados do Passatempo "Alice Eu Fui


Agradeço aos 210 participantes do passatempo “"Alice Eu Fui" de Melanie Benjamin, desde dia 06 de Abril à venda nas Livrarias, que decorreu do dia 01 até às 23:59 do dia 07 de Abril. Destas 210 participações, 189 estiveram em conformidade com as regras de participação e as respostas às questões formalizadas eram as seguintes:


1) Qual o nome da criança que inspirou Alice no País das Maravilhas?
R: Alice Liddell

2) Em que ano Lewis Carroll edita a primeira edição americana de Alice no País das Maravilhas?
R: 1865

3) Qual o título do Primeiro Romance Histórico de Melanie Benjamin ?
R: Alice Eu Fui

As vencedoras são:

42) Paula Teixeira (S. Miguel - Açores)
139) Luísa Fonseca (S. João das Lampas)

Parabéns aos vencedores e continuação de boas leituras!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Novidades "Europa-América"


Título: As Aventuras de Hucleberry Finn
Autor: Mark Twain
Colecção: Clássicos
Preço: 19,51€
Pp.: 308

125º aniversário da publicação da obra Centenário da morte de Mark Twain

A picaresca viagem de Huckleberry Finn numa jangada pelo Mississípi é talvez uma das imagens mais vívidas de liberdade e evasão na literatura mundial. Huck, em fuga do seu pai bêbedo e avesso aos bons costumes da viúva Douglas, e Jim, um escravo fugitivo, deparam-se com inúmeras peripécias que darão ao jovem rapaz um verdadeiro retrato da natureza humana e de uma época.
Combinando um apurado sentido de humor e a interessante narrativa e crítica social, Twain transpôs as suas memórias de infância para a história de Huck, que se tornou um clássico da literatura mundial.

Mark Twain é o pseudónimo literário de Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), popular autor americano e jornalista famoso pelo seu humor. Foi tipógrafo e piloto de barcos a vapor no Mississípi durante a guerra civil americana.
Escreveu livros de viagens e celebrizou-se com as obras As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn.

«Toda a literatura americana moderna deriva de um livro de Mark Twain chamado Huckleberry Finn.» Ernest Hemingway


Título: Entrevista com o Vampiro * Relançamento com nova capa
Autora: Anne Rice
Colecção: Obras de Anne Rice
Preço: 20.89€
Pp.: 276

A mãe de todos os vampiros!

Obra já clássica no seu género, Entrevista com o Vampiro é o primeiro volume da saga «Crónicas dos Vampiros» e granjeou o estatuto de livro de culto, comparável a Drácula de Bram Stoker.
Das plantações oitocentistas do Luisiana aos becos sombrios e cenários sumptuosos de Paris, do Novo Mundo à Velha Europa, Claudia e Louis fogem de Lestat, o seu criador e companheiro imortal. E o cruel vampiro que tirara partido do desespero de Louis e da fragilidade da órfã Claudia, no bairro francês da Nova Orleães assolada pela peste, move-lhes uma perseguição sem tréguas no submundo parisiense, entre a trupe Théâtre des Vampires do misterioso Armand e criaturas das trevas.
É com esta mescla de sangue, violência e erotismo ímpares, no pano de fundo da reflexão sobre a condição trágica que é a do vampiro condenado à imortalidade, que Anne Rice narra uma extraordinária história em que a crueldade e os sentimentos tenebrosos que percorrem as páginas resultam numa maravilhosa sinfonia poética que viria a inspirar muitos escritores, como Stephenie Meyer.

Anne Rice é a autora consagrada de vários best-sellers na área da literatura de fantasia e gótica. Entre êxitos como A Rainha dos Malditos e A Hora das Bruxas, alcançou a notoriedade com Entrevista com o Vampiro, um clássico que redefiniu a literatura de vampiros e foi adaptado ao cinema por Neil Jordan, tendo nos principais papéis Brad Pitt, Tom Cruise e António Banderas.

Crítica:
«Um dos livros mais eróticos e sensuais alguma vez escritos.» Sting

«Um livro arrepiante de leitura compulsiva» Sunday Times



Título: Os Grandes Movimentos Literários Europeus
Autor: Francis Claudon
Colecção: Saber
Preço: 8.90€
Pp.: 144

Temos línguas europeias com uma origem comum, o indo-europeu, que depois se foram diversificando em várias línguas nacionais. Temos uma geografia europeia, à escala do nosso continente, que ao longo dos tempos foi ultrapassando as flexíveis fronteiras dos Estados. Temos uma mitologia, uma religião europeias, cujo início se fixa na Grécia e na Palestina. Mas será que toda a Europa teve uma expansão comum? De que forma é que esta se realizou?
Quais foram os momentos que decidiram o destino cultural e literário europeu?
Cingindo-nos à literatura, será que o Romantismo, o Barroco, as Luzes ou a Idade Média surgiram da mesma forma e ao mesmo tempo nas diferentes línguas e culturas europeias? Será que podemos entender estas realidades como se fossem um fenómeno que transcende as nacionalidades? Será que podemos falar de escritores europeus, independentemente de a problemática e de o êxito de cada um deles fazer com que escapem às forças da esfera nacional (Shakespeare, Hugo, Goethe), independentemente de terem escrito em línguas diferentes (Nabokov) e terem várias nacionalidades (Kafka)?

Francis Claudon é professor de literatura comparada na Universidade de Paris XII-Val de Marne.



Título: O Islão Explicado
Autor: Malek Chebel
Colecção: Biblioteca das Ideias
Preço: 19.90€
Pp.: 208

Malek Chebel, antigo conselheiro de Romano Prodi, é autor de várias obras de referência traduzidas em inúmeros países, nomeadamente o Tratado do Requinte (Publicações Europa-América). Chebel, antropólogo, filósofo e antigo professor da Sorbonne, é, portanto, um dos mais conceituados estudiosos do Islão que tem vindo a desenvolver a sua actividade no sentido de divulgar esta religião junto do grande público e de desmistificar a ideia de que a cultura islâmica é obscurantista e fechada.
Nesta obra, sucinta, clara, completa, sem ser demasiado erudita, o antropólogo Malek Chebel responde a todas as questões que nós, nos dias de hoje, nos colocamos quanto à segunda religião em muitos países da Europa.
Em O Islão Explicado por Malek Chebel, o autor fala-nos do dogma, das correntes, dos profetas, não esquecendo o estatuto da mulher e das ligações entre a tradição e a modernidade no Islão.



Título: As Necessidades e as Expectativas das Crianças Segundo o seu Temperamento
Autora: Nicole Bédard
Colecção: Saber Viver
Preço: 15.50€
Pp.: 148

Este guia, centrado na caracterologia, oferece-lhe a oportunidade de conhecer melhor o potencial da criança e de encontrar referências no que diz respeito às necessidades e às expectativas dos seus diferentes temperamentos. A autora não procura rotular as crianças; muito pelo contrário, ela lança um olhar novo e diferente sobre elas.
Cada criança possui os seus pontos fortes e os seus limites. Cada uma dispõe de uma energia e de uma concentração de acordo com o seu temperamento. Ao estabelecer as suas particularidades, torna-se mais fácil acompanhar a criança no seu desenvolvimento.
Depois de ter lido este livro, saberá como interagir com a criança emotiva, a criança sensitiva, a criança racional e a criança activa.

Nicole Bédard é conselheira em análise de desenhos e de contos para crianças (psicocontos). Animadora em criatividade e desenvolvimento pessoal, professora e conferencista sobre caracterologia, ela é também autora de vários livros, entre os quais Como Interpretar os Sonhos das Crianças
(Edições CETOP)



Título: Escola de Futebol – Uma Jogada Difícil
Autor: Jefferies e Goffe
Colecção: Europa-América Juvenil
Preço: 12.36€
Pp.: 100

Marek vai ter de tomar uma decisão difícil.

Marek quer ser um ponta-de-lança famoso, mas os seus planos correm mal quando é obrigado a jogar como guarda-redes. E tudo vai de mal a pior quando o treinador quer que ele treine sempre como guarda-redes. O que vão pensar os seus pais? Ele sempre quis marcar golos e não defender a baliza. Mas, à medida que a escolha dos jogadores para a equipa principal se aproxima e o seu talento como ponta-de-lança já não é o que era, Marek está em apuros.
Terá futuro como guarda-redes ou vai desistir do mundo do futebol?



Título: A História da Sua Alma
Subtítulo: À Reconquista da Pérola da Sua Verdadeira Identidade
Autora: Elizabeth Clare Prophet
Colecção: Biblioteca do Desenvolvimento Pessoal
Preço: 12.36€
Pp.: 128

Você é uma alma e um espírito flamejante...

Algumas pessoas têm comparado a alma a uma pérola que fora atirada para o mar do universo material. O objectivo da nossa vida consiste em perseguir essa pérola e recuperar a nossa verdadeira identidade.
Em A História da Sua Alma, Elizabeth Clare Prophet narra-nos a sua história.
É uma história sobre como acordar e vencer as dificuldades. É uma história na qual se defende a profundidade do seu valor e da sua nobreza. É uma história escrita nas estrelas, que só o leitor pode tornar realidade.
A história da sua alma aguarda que a leia!

Elizabeth Prophet, juntamente com Mark Prophet, é pioneira da moderna espiritualidade. Têm ministrado por todo o mundo seminários e workshops sobre a espiritualidade e os caminhos místicos das religiões do Mundo. Tem editados vários livros sobre estes temas na Europa-América, incluindo Os Anos Desconhecidos de Cristo — Onde Esteve Jesus Cristo dos 12 aos 30?, As Profecias de Saint Germain e, mais recentemente, Compreenda-se a Si Próprio.




Título: Mistérios da Medicina
Autores: Ann Reynolds e Kenneth Wappner
Colecção: Fórum da Ciência
Preço: 19.90€
Pp: 208

Os Mistérios da Medicina levam-no ao limiar da medicina, onde absolutamente
tudo é possível…

Directamente dos ficheiros clínicos que inspiraram o documentário da ABC com o mesmo título, chega até si esta colecção imperdível com os casos médicos mais estranhos que alguma vez foram examinados.
Conheça o homem que parece estar a transformar-se numa árvore; a mulher que sofre de enjoos causados pelo balanço do mar — quando está em terra; a menina que nasceu com os seus órgãos internos em posição invertida; e o músico que consegue ouvir tudo o que acontece dentro do seu corpo, até os seus globos oculares a movimentarem-se dentro das órbitas!
Entre na sala de exames e veja os médicos tentarem desvendar e curar os casos mais bizarros alguma vez vistos pela comunidade médica.

Ann Reynolds é uma produtora sénior da ABC News. É natural de Los Angeles e licenciou-se na Universidade de Yale. Vive em Nova Iorque com a sua família.
Kenneth Wapner é um escritor talentoso que vive em Nova Iorque.