Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

Sociedade Medieval Portuguesa (A) – A.H. de Oliveira Marques


Curioso e até ridículo como há obras literárias escritas em Portugal e por portugueses que se perdem no tempo, sendo hoje em dia totalmente desconhecidas para os leitores, sobretudo obras de valor cultural importante que nos dão a conhecer o fundamento do nosso povo.

Publicado em 1963 e agora lançado numa 6ª Edição, “ A Sociedade Medieval Portuguesa” de – A.H. de Oliveira Marques, foi um livro muito procurado até aos anos 80 como atestam as edições sempre esgotadas.

Apelidado de “Uma Bíblia”, é fácil perceber essa denominação quando nos embrenhamos na leitura.

Sendo a Idade Medieval a minha época histórica favorita, foi com muito entusiasmo e expectativa que me lancei na leitura desta “velha” obra (desconhecia o ano da 1ª edição), devorando as suas pouco mais de 300 páginas num único dia.

Assente sobretudo em sugestões e hipóteses encontrados em alguns ensaios, monografias, documentos e alguns estudos, o autor traça-nos um retracto viva da vida quotidiana da época medieval em Portugal, nomeadamente entre os sécs. XII e XV.

A informação da época é pouca, mas e através de vários documentos, registos e tradições, o autor efectua uma análise rica e detalhada sobre vários aspectos da sociedade medieval portuguesa que vão da alimentação ao vestuário, passando pela habitação, higiene e saúde, trabalho, crenças, cultura, distracções e morte.

Nelas é explorado os vários contextos sociais que estavam por detrás desses aspectos e que levavam até eles (contextos), assim como as influências exteriores que ajudaram a moldar a forma como se agia e se comportava.

Uma obra extraordinária que apresenta com clareza as várias temáticas da vida medieval assim como, e não posso deixar de assinalar, as várias ilustrações retiradas de documentos da época.

Uma obra que aconselho a quem goste de História, pois nela irá descobrir como se vivia no Portugal medieval.

Sem comentários:

Enviar um comentário