Finalmente terminei de ter esta
trilogia tão aclamada em todo o mundo, mas confesso que foi uma leitura algo
penosa que teve muitos dias de interrupção, e só me propus continuar este
terceiro e último volume porque efectivamente queria saber como tudo terminava.
Este 3º volume é indissociável do
2º volume. Ou seja, enquanto o Primeiro Volume se pode ler como um livro
independente (Os Homens que Odeiam as Mulheres), este terceiro é uma continuação
do segundo volume (A Rapariga que Sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo), logo, e quando terminei o 2º volume, que já considerei aquém das minhas expectativas,
senti a necessidade de ler o volume seguinte afim de saber como tudo terminaria.
E foi com alguma desilusão que
fui forçando a sua leitura.
A história em
si, e não vou entrar em quaisquer spoillers, arrasta-se em grande parte das
suas 700 páginas. Pouco se vai desenvolvendo, chegando mesmo a ser enfadonha as
tricas que o autor constrói, até porque e na minha opinião, um dos principais
motivos de interesse da trilogia, pelo menos no primeiro volume, são dois
personagens que é impossível não simpatizar, Mikael Blomkvist e Lisbeth
Salender, e aqui as suas aparições são algo frugais e espaçadas, “perdendo” o
autor muito tempo com outros personagens aborrecidos mas que, compreendo, têm
significado na história, mas é inegável que é pelos “nossos” dois heróis que a
obra ganhou fama e sabe a pouco a sua acção.
Depois chega a
ser exasperante tanta espião, tornando o enredo num daqueles livros de espiões
que, pessoalmente, não gosto. Conspirações no seio da polícia secreta sueca, no
governo, sei lá, parece que todos um dia se uniram para tramar Salender e eis
que Blomkvist, qual super herói, avança numa investigação para tudo
desmascarar.
O ritmo é assim sensaborão, com dezenas de personagens que fazem do livro uma mescla de assuntos que nem se ligam entre si. Recordo-me por exemplo do maluco que persegue Erika Berger. Sinceramente não entendi o que o autor quis com essa história paralela e muito menos a mais-valia para a história em si.
Entendo que Stieg Larsson tivesse efectivamente planeado os 10 livros e que este fosse apenas mais uma peça no puzzle e que no fim tudo se iria conjugar, mas o certo é que analisando este terceiro e último volume, fica a sensação que Stieg quis apontar a algo que ele conhecia e que estava a divulgar em jeito de romance, até porque ele é insistente nas conspirações que mete polícia e governo e sabe-se que ele era uma voz incómoda na Suécia.
O ritmo é assim sensaborão, com dezenas de personagens que fazem do livro uma mescla de assuntos que nem se ligam entre si. Recordo-me por exemplo do maluco que persegue Erika Berger. Sinceramente não entendi o que o autor quis com essa história paralela e muito menos a mais-valia para a história em si.
Entendo que Stieg Larsson tivesse efectivamente planeado os 10 livros e que este fosse apenas mais uma peça no puzzle e que no fim tudo se iria conjugar, mas o certo é que analisando este terceiro e último volume, fica a sensação que Stieg quis apontar a algo que ele conhecia e que estava a divulgar em jeito de romance, até porque ele é insistente nas conspirações que mete polícia e governo e sabe-se que ele era uma voz incómoda na Suécia.
Gostei do 1º
volume, os restantes ficaram aquém da minha expectativa. Em todo o caso
aconselho a leitura da trilogia. Os outros volumes que por aí circulam, a minha
opinião é para que esqueçam. Stieg Larsson só escreveu estes três volumes.