Sou um apreciador amador de vinhos. Ou seja,gosto de apreciar um bom vinho e sou um curioso, procuro beber (ponderadamente) várias marcas dando preferência aos vinhos portugueses sendo os do Alentejo aqueles que mais aprecio.
No entanto percebo pouco de paladares, provas, cheiros, etc. E foi com bastante curiosidade que analisei este livro que, note-se, é um livro mais de consulta do que leitura contínua.
Nesta obra João Afonso fala-nos da História do Vinho (muito interessante), dos vinhos portugueses, da sua produção, das regiões, das castas (importante para entendermos as diferenças), de como se produz, de como se serve, se degusta e dos pormenores inerentes a uma boa escolha de um bom vinho: temperatura, humidade, local, poisção, rótulo, rolha, como servir, decantar e, o que mais apreciei, a melhor combinação entre comida e vinho.
Pessoalmente fiquei encantado com este livro, pois dá-nos indicações precisas de como saber escolher, como conseguir efectuar uma prova sem ser profissional e, sobretudo, refere que um bom vinho depende de pessoa para pessoa, não há gostos iguais.
É uma obra que vai encantar um curioso por vinhos que não procure ser exímio, até porque este livro faz como que seja mais fácil encontrar o tal vinho ideal para aquela refeição.
Sem comentários:
Enviar um comentário