segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Linguagem Corporal no Trabalho (A) – Allan & Barbara Pease




Ora aqui temos mais um livro de auto-ajuda que vem enriquecer, ou acrescentar, mais um ao vasto número de publicações que saíram no século XXI.

Hoje em dia, parece-me, não podemos ser como somos e sim como aquilo que a sociedade quer que sejamos.

Ou seja, eu ainda sou do tempo em que se valorizava a sinceridade e a forma natural de ser de cada um. Quando íamos a uma entrevista de emprego, o que era valorizado era a forma natural de sermos, por isso é que geralmente quem fazia a entrevista de emprego era o próprio patrão.

Hoje em dia, ou, desde há uns anos para cá, valorizasse a imagem visual e a imagem que conseguirmos construir. Ou seja, há que formatar uma mentira, idealizar um ser que tem de vender, pois só dessa forma parece que seremos bem sucedidos. Depois se for gato por lebre, isso não interessa, pois a fachada é para manter e sorrir, sorrir, mesmo quando somos violentados na nossa ética.

E esta obra ensina de facto, ou dá-nos dicas, de como construirmos uma imagem e uma postura mediante a nossa linguagem corporal, assim como saber ler a linguagem corporal dos outros e virar isso em proveito próprio.

Confesso que me chateia a hipocrisia do mundo profissional e mais me chateia obras que nos ensinem a ser ainda mais hipócritas. Em todo o caso não vou desvalorizar esta obra porque de facto ensina-nos como nos comportar e como tirar proveito de inúmeras situações que nos podem trazer aquele aumento ou mais valorização junto dos patrões, chefes, colegas e clientes.

Sem comentários: