domingo, 28 de novembro de 2010

Médico de Córdova (O) – Herbert le Porrier


Moisés Maimónides foi um médico judeu nascido em 1135 em Córdova, que ficou para a História por ter sido, não apenas médico e amigo do sultão Saladino, como e principalmente pela obra que deixou, uma obra filosófica, cientifica e teológica que serviu de estudo e influência a todo o Ocidente.

Filho de um famoso erudito, desde criança sentiu estar na ciência o seu percurso de vida e o estudo da filosofia e teologia fez dele uma dos maiores figuras do seu tempo, pois entre outros factos, procurou conciliar os princípios religiosos, algo verdadeiramente inovador.

Viveu numa época conturbada e, após a invasão dos muçulmanos, viu-se obrigado a abandonar a sua Córdova, deambulando por vários locais onde se registam locais como Marrocos, Palestina, até se fixar definitivamente no Cairo, onde veio a falecer em 1204.

Está sepultado próximo do Mar da Galileia e o seu túmulo é ainda hoje lugar de peregrinação para o povo judeu.

Herbert Le Porrier faz um trabalho notável de reconstituição da vida deste homem, descrevendo muitíssimo bem a época, como todo o percurso de Moisés, sobretudo, e toda a obra foca isso, a evolução do seu pensamento e as influências de outros na sua obra.

Descreve Córdova como admirável centro cultural que contava com uma biblioteca que albergava setecentos mil volumes, a maioria manuscritos únicos, biblioteca totalmente queimada em 1148 pelos conquistadores.

Um livro que adorei ler, não só pelas descrições da época, como também por me ver confrontado com o nascimento de ideias que estão por detrás da filosofia de grandes personagens, eles mesmos, na origem do pensamento moderno.

2 comentários:

Filipe de Arede Nunes disse...

Li este livro há já uns anos e gostei imenso. Aconselho-o a todos!

Cumprimentos,
Filipe de Arede Nunes

Lurdes disse...

Um dos livros da minha vida. Já ofereci vários e guardo o meu com zelo.