terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mulheres que Amaram Demais – Helena Sacadura Cabral


Helena Sacadura Cabral regressa às biografias com algumas personagens femininas que tiveram impacto no séc. XX e que, segundo a autora, amaram demais a actividade por que ficaram conhecidas.

Numa análise mais vasta, penso que o título não é de todo o mais apropriado, pois o “demais” deixa transparecer alguém que apenas se dedicou a algo ou que se dedicou demasiado a algo e com isso atingiu o sucesso ou a ruína, e neste caso o que se constata é um conjunto de mulheres que sobressaíram, é um facto, mas que tiveram uma vida cheia de outras coisas e não apenas aquilo.

Algo que também me chamou a atenção foi a forma abrangente como a autora procurou distribuir essas personagens pelas várias áreas. Da ciência à arte, do social è moda, da religião à política, passando pelo cinema e política, temos aqui representadas praticamente todas as área de actividade.

A estrutura de cada biografia é simples.

De uma forma breve, há casos que a autora admite pouco se conhecer sobre a vida pessoal da biografada em questão, a autora narra o que se sabe da infância e juventude, o seu percurso na vida, as suas ligações, o que fizeram de importante e a forma como acabaram os seus dias. Vai traçando, aqui e ali e de uma forma subtil, algumas considerações pessoais, até porque há casos em que a autora tem memória.

Pessoalmente achei isso muito interessante. Não se limita a escrever o que já é conhecido, ela vai construindo um perfil mediante a sua visão e memória dessa mulher.

É um livro que se lê muito bem e que narra a vida de algumas das mulheres mais importantes do séc. XX.

Sem comentários: