domingo, 9 de março de 2008

1001 Livros para Ler antes de Morrer – Editado por Peter Boxall



Segundo o prefácio à Edição portuguesa, editada pela Lisma, este livro tem como intenção proporcionar aos fãs do género Romance um conjunto, neste caso 1001, de livros considerados como imprescindíveis, aqueles que eventualmente sejam de leitura obrigatória para os amantes deste género literário.

Esta Edição Internacional foi conseguida através de uma união entre várias editoras de todo o mundo que, por sua vez, reuniram várias centenas de colaboradores (escritores, críticos, jornalistas, etc) chegando assim a um conjunto de obras consideradas como as mais importantes nos cânones literários, algo que a meu ver é inteiramente conseguido tal a excepcionalidade das obras expostas.

Com 960 páginas, dividido por “Antes de 1800”, “Século XIX”, “Século XX” e “Século XXI”, este é um Manual riquíssimo e muito útil aos amantes dos livros (não só para os apreciadores do género), pois de facto contem todas as obras de relevância da literatura universal, assim como outras que, de certo, serão consideradas clássicos no futuro.

Embora afirmar que estes 1001 são mesmo os melhores seja algo muito subjectivo, sem dúvida que o é e eu até penso que falta ali uma obra impar mas que muitos consideram não pertencer aos romances, o certo é que cada livro ali exposto tem uma ficha associada com vários dados muito interessantes onde sobressai um resumo da historia e da sua importância na literatura, bem como, em vários casos, imagens de capas e cartazes das primeiras edições.

Um livro que me delicia e que me tem indicado vários livros que não conhecia, sendo certo que é também um livro que irá tornar realidade um sonho da maioria dos leitores.

7 comentários:

Canochinha disse...

Comprei-o o ano passado na Feira do Livro e é de facto uma delícia. Muito bom para encontrar novos livros e autores.

Iceman disse...

Viva!

Eu andei com este livro debaixo de olho durante muito tempo.

Numa altura, em casa da minha irmã, tive a oportunidade de o folhear com tempo e calma e logo me decidi a adquiri-lo.

Isso aconteceu há uns meses e não tenho dúvidas em afirmar que foi do melhor que comprei, principalmente pelos livros que já me "deu".

É um livro, tal como digo na opinião, que faz a delícia a maioria dos leitores, pelo menos aqueles, como nós, que amam os livros.

Pedro disse...

Daqui amante de livros...

Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas bastou ler a tua opinião para ficar curioso...

Vou fazer os possíveis para o ler (e também para ler todos a que se refere! xD)

Um abraço de um amante de livros...

Iceman disse...

Viva Pedro!

És um amante dos livros?

Então junta-te ao grupo e acredita que vais-te deliciar com este Manual, algo que tem povoado os sonhos dos amantes dos livros.

Encontra-lo em qualquer livraria.

Um abraço
Miguel

letraseprozac disse...

Já tinha ouvido falar deste livro ... e penso que até saiu uma boa crítica sobre ele na revista "Os Meus Livros"!

Sem dúvida alguma,e até pela unanimidade de opiniões, um dos próximos a ser lido!

Butterfly

O Homem que Sabia Demasiado disse...

É sem dúvida um livro viciante, tal como o "1001 Filmes para Ver antes de Morrer" ou o "1001 Discos par ouvir Antes de Morrer"

Iceman disse...

Sim, sem dúvida.

Os "1001 Filmes" e "1001 Discos" não li, apenas folheei, mas este "1001 Livros" é um livro, repito, que preenche o imaginário de qualquer amante de livros. Um livro que é para ser consultado co calma face à imensa riqueza que está contida nas suas páginas.