segunda-feira, 7 de julho de 2008

Vale dos Cavalos (O) - Jean M. Auel


Este "Vale dos Cavalos" é o segundo da tetralogia "Os Filhos da Terra", iniciada como o fabuloso "Clã do Urso das Cavernas".

Tal como no primeiro volume, e outra coisa não seria de esperar, somos novamente transportados até ás planícies asiáticas de há 25.000 anos em pleno período Paleolítico.

A história segue exactamente a linha iniciada em "O clã do urso das Cavernas". Ayla é agora uma adolescente em constante conflito com os membros do clã que a adoptaram. Ela é diferente deles e começa-se a aperceber não só dessas diferenças como e principalmente das capacidades que os outros não têm. Obviamente que isso, e ainda por mais sendo fêmea, provoca nos outros um sentimento de frustação, ira e inveja, o que irá levar a naturais conflitos e uma expulsão do clã, partindo assim Ayla em busca dos da sua espécie.

Jean M. Auel é novamente brilhante na forma como descreve não só a época em si, como na abordagem das práticas e costumes do Homem de Neanderthal e Cro-Magnon.

A história é profundamente terna, conseguindo também ponto de viragem absolutamente fantásticos, pois vão sendo lançados factos violentos que marcavam, de uma forma natural, aquela época tão longínqua como igualmente desconhecida.

Obviamente que muito da obra é puramente ficcional, sobretudo no aspecto do relacionamento e coexistência entre esses dois grupos de hominídeos, no entanto a escrita de Auel é tão viva e interessante que facilmente nos deixamos engolir pela narrativa, sendo então arrebatados para aquela época.

Um volume muito bom, mas que já não tem aquela áurea que nos surpreende em "O clã do urso das cavernas", sobretudo porque após o brilhantismo do primeiro volume, é lícito esperar-se uma continuação melhor ou igual.

Claro que existem muitos pormenores Históricos, mas deixo que descubram isso por vocês próprios.

7 comentários:

Pedro disse...

Esta saga que apresentas parece mesmo interessante, pelo que terei mesmo de prestar atenção quando a vir.

É sempre bom quando nos sentimos dentro do livro ;)

Sofia disse...

Parece-me que esta colecção não me vai escapar :) Muito interessante.

Estive a explorar o teu blog um pouco melhor e devo dizer-te que as tuas opiniões são excelentes! Vou-me seguir por algumas das tuas recomendações ;)

Iceman disse...

Sofia, obrigado pelos elogios e espero de facto que as minhas opiniões sirvam para vos espicaçar a curiosidade.

Em relação a esta obra, é de facto muito boa, porém aguardem pela opinião dos restantes volumes, pois a história e o interesse vai decair muito...

;D

Martha disse...

Olá...eu preciso encontrar esse livo "O vale dos cavalos", sabes onde o consigo encontrar? Não são todas as livrarias que o têm. Quero oferecê-lo ao meu avô que é viciado neste escritor e ele está quase a fazer anos, preciso encontrar o livro rapidamente...lol..

obrigado

Marta

Iceman disse...

Olá Martha.

É dificil encontrares este livro.

Já o tenho visto na Fnac, no entanto, sugiro que envies um mail a vários alfarrabistas, de certo o vais encontrar dessa forma.

Vera disse...

Olá a todos!

Estou a ficar desesperada, porque a minha mãe adora a história da Ayla. O problema é que não consigo arranjar o livro, nem usado! Está esgotado na editora em Portugal... :(

Queria tanto dar pelo Natal para ela... Alguém me pode ajudar????

Iceman disse...

Vera,
faz o seguinte: Vais às paginas amarelas internet (PAI) e faz uma busca por Alfarrabistas.

De Norte a Sul.

Elaboras um mail a questionar se têm o livro disponível e envias esse mail. Garanto-te que vais achar o livro.