domingo, 16 de novembro de 2008

A Profissão de Carrasco - Jacques Delarue



Há livros que nos vêm parar às mãos um pouco por acaso, sem que estejamos à procura deles ou mesmo que o conheçamos, eis que de repente nos deparamos com esse tal livros nas mãos, a creditando tratar-se de um achado.

Este livro que me proponho aqui comentar foi um desses casos que achei há uns anos numa daquelas feiras do livro manhosas dos hipermercados. Havia um receptáculo de plástico com centenas de livros a 0,50€ e, no meio de tanta palha, surge-me este livro rosa choque com este título sugestivo.

Li a sinopse e logo me dei conta que não se tratava de nenhum romance, mas sim de um estudo Histórico deste tema tão desprezível mas que, quer queiramos quer não, tem uma História e que, por acaso, até achei que podia ser interessante.

O autor, Jacques Delarue, nascido em 1919, desconheço se possuiu alguma actividade académica, mas sei que o mesmo foi polícia e comparticipou na resistência francesa. Dessa vivência acabou por escrever “História da Gestapo” e “Tráficos e crimes durante a ocupação”, títulos que desconheço, mas que tendo em conta o livro “Profissão de Carrasco”, devem ser muito interessantes.

Ora bem, enquanto polícia, Delarue foi colectando material histórico sobre a pena de morte e o trabalho daqueles que tinham que levar a cabo a condenação: os carrascos.

Obviamente que Delarue incide sobretudo na história dos carrascos franceses, até porque a profissão ainda estava no activo no século XX e ainda estão vivos os últimos da espécie, mas ele vai narrando como é que a profissão nasceu, da forma maldita como eles eram vistos, rejeitados pela sociedade que se esquecia que por detrás do carrasco havia um homem com família que apenas tinha tido a má sorte de sujar as mãos com sangue dos condenados que essa mesma sociedade mandara sangrar.

Aborda também o contexto psicológico e humano. O testemunho de vários deles assim como a linhagem dos carrascos mais famosos, pois era uma profissão que passava de pais para filhos, um filho de carrasco não era bem aceite, tinha imensa dificuldades para arranjar casamento, o mesmo se passava com as filhas.

O livro segue sempre a um bom ritmo, cheio de interesse, embora existam muitas descrições horríveis, macabras. Os objectos e máquinas de tortura e execução são descritos, a sua criação e como actuavam... macabro.

Um excelente documento histórico que admito não ser fácil encontrar no mercado. Após uma breve investigação, constatei apenas o site da livraria Byblos possuir tal livro, embora a editora em Portugal seja a Livros do Brasil.

5 comentários:

Carla Milhazes Gomes disse...

Há uns anos atrás, pus-me a vasculhar a biblioteca do meu Pai e encontrei este livro que hoje nos trazes "A Profissão de Carrasco", claro que o título da obra foi suficientemente chamativo para pegar nele e lê-lo com imenso interesse; é um estudo fascinante e se por vezes, como referes, se torna demasiado cru graças às descrições extremamente realistas das execuções, torna-se imprescindível de ler para quem queira conhecer a História de uma profissão de homens proscritos que se confunde com a História do mundo; a dimensão humana que Delarue imprime à obra torna-a ainda mais apetecível.

Curiosamente, vi-a à venda na "Bliss" do Fórum Montijo há pouquíssimo tempo e não pude deixar de me lembrar do exemplar velhinho que o meu Pai guarda na sua estante e que eu com uns 16 anos pedi emprestado por uns tempos:)

Excelente escolha!

Pedro disse...

Hum...

Realmente, compreendo a sensação de achar esses livros, dessa maneira!

Fiquei muito interessado, mas se alguma vez pegar nele será numa feira...

Miguel Seara disse...

Boa-tarde,

Deixo aqui um convite para visitar e participar no blogue http://paulauster.blogs.sapo.pt/

Cumprimentos,
Miguel

Miguel Seara disse...

Boa-tarde,

Deixo aqui um convite para visitar e participar no blogue http://paulauster.blogs.sapo.pt/

Cumprimentos,
Miguel

Francisco Castelo Branco disse...

Ola! Vi o teu blogue e gostei bastante. Tem muito conteudo e bastante interesse
Tenho um blogue . É www.olhardireito.blogspot.com ..... Gostava que o visitasse e desse uma opinião....
Obrigado pela atençao


também tenho um blogue sobre livros , o endereço é www.aminhalivraria.blogspot.com

vou adicionar a Estante de Livros aos meus links



Cumprimentos