quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Filhas do Assassino (As) – Randy Susan Meyers


Baseado em histórias verídicas, este livro narra uma história de uma família destruída por um momento de impulso sob o efeito do álcool e do ciúme.

À semelhança de milhares de casos similares em todo o mundo, a autora vai construindo um puzzle que se inicia na década de 70 quando, diante das filhas ainda crianças, um pai assassina a mãe e tenta roubar a vida à criança mais nova.

Órfãs de mãe e com o pai na cadeia condenado a prisão perpétua, as duas meninas crescem sob esse manto que lhes ensombra as vidas. No entanto uma delas tenta perdoar, enquanto a outra nutrirá pelo pai um sentimento de ódio.

Temos aqui portanto dois estados completamente antagónicos e que a autora começa por saber explorar colocando-nos a nós esse terrível dilema entre o amor paternal e a mágoa de se perder a mãe de uma forma tão cruel e violenta.

Foi um livro que me agradou pese embora tenha achado que a autora estica demasiado a história sem lhe acrescentar nada de novo. Acaba por cair num tom lamechas que dada a repetitividade, acaba por se tornar algo cansativo, até porque a partir de certa altura o livro entra numa espécie de velocidade de cruzeiro, tipo, baralhe e volta a dar, cujo desenvolvimento é escasso e surpreendente, pois a autora, na minha opinião, não consegue dar a volta ao texto caindo num desenlace algo decepcionante mas que se tornou previsível muitas páginas antes.

É um livro que se lê bem, com um argumento interessante mas que, a meu ver, fica aquém das expectativas inicias, sobretudo depois de ler a sinopse.

6 comentários:

Manuel Cardoso disse...

O pior que pode acontecer é isso: um bom tema, infelizmente real, esticado ao máximo, ou seja, desperdiçado...

Iceman disse...

Neste livro a autora explora bem o tema, o problema é que a história arrasta-se sem grandes desenvolvimentos e o final é decepcionante. Mas isso é a minha opinião, até porque o livro, sendo um romance, é baseado em histórias reais e, na vida real, nem sempre as coisas acabam bem.

Carlinha disse...

Por acaso ainda ontem tive com este livro na mão e não sei bem o porquê mas não me chamou para a leitura, mas até que a sinopse é interesante, talvez quando estiver mais barato o adquira.
P.S. Bem-vindo Iceman ao Blogue Atmosferas.

Beijocas e boas leituras;)

Iceman disse...

Olá Carlinha.

Não perdes grande coisa.

Obrigado!

Catherine disse...

tinha este livro na ideia mas agora fiquei balançada...

passa também pelo meu blogue! ;)

http://chovemlivros.blogspot.com/

Catherine

Catherine disse...

tinha este livro na ideia mas agora fiquei balançada...

passa também pelo meu blogue! ;)

http://chovemlivros.blogspot.com/

Catherine