quinta-feira, 16 de junho de 2011

Meu Testemunho Perante o Mundo (O) – Jan Karski


Agosto de 1939, Jan Karski, jovem recem licenciado, recebe uma ordem de mobilização para o exercito polaco. Nada impressionado, pois era opinião que os alemães não fariam nada de mal à Polónia face à ameaça francesa e britânica, Jan Karski responde a essa ordem dirigindo-se para a estação e é aí que se depara com milhares de homens na gare e percebe que algo de grave se está a passar.

A partir desse dia, Jan Karski encetará um percurso sinuoso que o levará a tomar contacto com as atrocidades da guerra e ao seio da resistência polaca, organização onde se centra este testemunho.

Preso pelos russos, que tinham um acordo com os alemães, Jan Karski acaba por conseguir evadir-se do campo dos prisioneiros, conseguindo regressar à Polónia, onde o move uma vontade férrea de combater o invasor, ou seja, fazer aquilo para o qual foi mobilizado. Porém o exercito polaco oficialmente está desfeito e é na resistência que Jan encontra o seu espaço levando-o a actos de sabotagem e espionagem. Vivendo clandestinamente sob várias identificações , Jan Karski dá-nos o seu testemunho daquele período de uma forma realista, dantesca até a forma como ele narra as atrocidades nazis.

Entroncando um pouco na obra que li recentemente “Mein Kempf -  História” , este testemunho quando foi escrito e publicado (1944), tinha como objectivo denunciar ao mundo as atrocidades nazis, julgando ele que o mundo desconhecia tais actos.

Mas desenganem-se. O mundo sabia quais as ideias de Hitler e o se estava a passar nos países ocupados. A intenção de Karski foi boa, mas a obra foi acolhida com frieza acabando por cair no esquecimento.

O mundo sabia!

Este é um relato assombroso da forma como a resistência polaca combateu o invasor, de como tentou chamar a atenção dos governos mundiais sobre o que se passava. Mas eles sabiam!           

1 comentário:

Belinha disse...

Excelente blogue!

Gostaria que visitasse o meu blogue, comentasse e votasse na sondagem que aí se encontra.
Agradecia imenso!

http://blogsabernaoocupalugar.blogspot.com/