quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Novidade "Saída Emergência"




O Cônsul Desobediente - Sónia Louro

Há pessoas que passam no mundo como cometas brilhantes, e as suas existências nunca serão esquecidas. Aristides de Sousa Mendes foi uma dessas pessoas. Cônsul brilhante, marido feliz, pai orgulhoso, teve a sua vida destruída quando, para salvar 30.000 vidas, ousou desafiar as ordens de Salazar.

Nascido numa família com laços à aristocracia, Aristides cursa Direito em Coimbra e opta por uma carreira consular. Vive nos locais mais exóticos de África e nos mais cosmopolitas da Europa. Cônsul em Bordéus durante a Segunda Guerra, é procurado por milhares de refugiados para quem um visto para Portugal é a única salvação. Sem ele, morrerão às mãos dos alemães.

Infelizmente, Salazar, adivinhando as enchentes nos consulados portugueses, proibira a concessão de vistos a estrangeiros de nacionalidade indefinida e judeus. Sob os bombardeamentos alemães, espremido entre as ameaças de Salazar, as súplicas dos refugiados e sua consciência, Aristides sente-se enlouquecer. E então toma a grande decisão da sua vida: passar vistos a todos quantos os pedirem. Salvará 30.000 inocentes mas destruirá irremediavelmente a sua vida.

Esta é a história de um grande português. De um herói com uma coragem sem limites. Só é possível compreender o seu feito se nos colocarmos no seu lugar: destruiríamos a nossa vida e a da nossa família em nome da caridade e do amor ao próximo? Até ao seu derradeiro fôlego, Aristides nunca se arrependeu.

Sobre o autor:

Sónia Louro nasceu em 1976 em França. Desde cedo apaixonada pelas Ciências e pela Literatura, acabou por optar academicamente pela primeira, mas nunca abandonou a sua outra paixão. Licenciou-se em Biologia Marinha, mas não perdeu de vista a Literatura, à qual veio depois a aliar a um outro interessa: A História. Fruto desse casamento, este é o seu terceiro romance histórico.

Pessoalmente não tenho uma boa opinião desta autora. Li o seu primeiro livro "Viriato - O Filho Rebelde" e confesso que foi uma enorme decepcção conforme poderão perceber na opinião.

Porém admito que a autora possa ter evoluído no processo de criação de um romance histórico, embora não o tenha lido, mas sei que a sua segunda obra "A Vida Secreta de D. Sebastião" teve uma boa aceitação do público.

Vamos ver, espero-o ler em breve.
Saída prevista para 9 de Outubro

8 comentários:

Solteira de Salto Alto disse...

e a critica a notie de tamarindo?

Iceman disse...

Boas.

Já está escrita.

Publicarei a critica no domingo ou na 2ª feira.

Cristina Bernardes disse...

Sempre agradável as leituras do teu blogue.

Passei para mandar um beijo... Até breve.

Paula disse...

Também estou curiosa em relação ao Tamarindo, é que já o tenho em casa.
Em relação a este tb espero a tua opinião, sempre que vejo viriato só me lembro de "que livro horrível" :)
Abraços

Iceman disse...

Olá Cristina.

Obrigado por passares pelo meu cantinho.

Beijocas.

Iceman disse...

Viva Paula!

Já escrevi a minha critica/recensão/opinião sobre a "Noite do Tamarindo". Falta dar-lhe uma revisão e devo publicar essa opinião na 2ª feira.

Acerca deste "O Cônsul Desobediente", confesso que tenho alguma curiosidade. Um pouco para ver se a escrita da Sónia Louro evoluiu (sim Viriato é horrível), mas sobretudo para perceber se a autora narra de facto a vida de Aristides Sousa Mendes, um dos Maiores Portugueses de sempre.

Um abraço!

Pedro disse...

Fiquei bastante interessado. Bem sei que não gostaste do livro sobre Viriato, mas tal como tu estou bastante curioso em descobrir se a autora consegue desenvolver a vida de Aristides como merece. Bem, e dada a época em que se situa... Torna-se fascinante!

Iceman disse...

Olá Pedro!

Sim, também eu estou curioso acerca do livro.

A ver vamos, espero lê-lo nas próximas semanas.