segunda-feira, 9 de maio de 2011

Caixa (A) – Richard Matheson

A Caixa é uma colectânea de contos de Richard Matheson, nome maior da literatura de terror e fantástico e que tanto tem inspirado outros autores com destaque para Stephen King (ele próprio o admite).

E de facto, após ter empreendido a leitura desta colectânea, reconheci semelhanças entre Matheson e King. Porém o que me despertou maior interesse foi, e logo no primeiro conto que dá o título à colectânea “A Caixa”, perceber que o estilo dos contos era o estilo que me era dado a ver na célebre série “A 5ª Dimensão”.

Todos os contos são uma espécie de metáfora a várias questões da sociedade. Ou seja, o autor não se limita a criar cenários fantásticos ou sobrenaturais. Por detrás de cada conto há uma moral que nos faz meditar e, no meu caso, sorrir diante do absurdo que se transforma em algo que qualquer um de nós uma dia se pode debater.

São 12 curtas histórias. O autor consegue criar cenários surreais mas criveis e, no fundo, pouco sobrenaturais; no entanto à medida que a história avança, vai colocando a história e os acontecimentos noutra dimensão, brincando com as mesmas, entrando e saindo de dimensão. Muito interessante e inovador.

Gostei bastante desta leitura e de constatar que, passados tantos anos, a 5ª Dimensão, ou histórias a ela associados, ainda provocam em mim um estranho fascínio.

2 comentários:

ALINE disse...

Gostei MUITO da resenha, e devo confessar que fiquei louca de curiosidade para ler esse livro. Aproveito a oportunidade para dizer que adoro Stephen King.

Aline - escrevendoloucamente.blogspot.com

Fabio disse...

O livro ainda não saiu no Brasil. Um conto do Arnold Bennett - acho que "a Morte do Mandarim" coloca a mesma questão: quem morreria, no caso, seria um mandarim no outro lado do mundo. Um abraço, Fabio