Comparado por muitos a Henry Miller ou a Charles Bukowski, Pedro Juan Gutiérrez tornou-se, com os aclamados “Trilogia Suja de Havana”, o “Rei de Havana” e Animal Tropical” um cronista da crua realidade cubana e também um autor de culto para muitos leitores que se revêm na forma apaixonada como ele descreve o quotidiano de um povo martirizado por 40 anos de ditadura.
Neste “O Insaciável Homem-Aranha”, um conjunto de contos onde Pedro Juan intrelaça ficção e realidade, surge-nos todo um contexto dominado pelo amor, sexo, ódio e frustações num país que prende e oprime o povo de uma forma desumana.
Tal como nas suas anteriores obras, Pedro Juan não faz qualquer tipo de concessão e todos os contos são pródigos em narrar a imensa pobreza a que o povo está votado, a imensa onda de oportunistas que o povo cubano se obriga a ser, numa mistura explosiva de sexo e alcool onde o dinheiro está, quase sempre, à frente de quaisquer sentimentos.
Por outro lado Pedro Juan emprega uma ironia e uma mordacidade que chega a ser mórbida (passe a expressão) no sentido de não mostrar qualquer tipo de pena e remorço por certas atitudes descritas e das quais ele se aproveita, chegando mesmo a demonstrar prazer. É de levar às lágrimas certas descrições dos seus dias, das idas às compras em Havana, das viagens nos autocorros hiper-lotados onde o mesmo se aproveita para se roçar nas roliças fêmeas cubanas...
Um escritor que admiro, não só pela coragem que demonstra, o que denota também um desprendimento e, se calhar, um grito de angústia ao mundo, mas também pela forma como consegue transmitir a situação desse país caribenho que muitos conhecem pelas excelentes praias e marisco, mas que estão longe de saber que tudo isso jamais é usufruido pelo povo cubano.
Neste “O Insaciável Homem-Aranha”, um conjunto de contos onde Pedro Juan intrelaça ficção e realidade, surge-nos todo um contexto dominado pelo amor, sexo, ódio e frustações num país que prende e oprime o povo de uma forma desumana.
Tal como nas suas anteriores obras, Pedro Juan não faz qualquer tipo de concessão e todos os contos são pródigos em narrar a imensa pobreza a que o povo está votado, a imensa onda de oportunistas que o povo cubano se obriga a ser, numa mistura explosiva de sexo e alcool onde o dinheiro está, quase sempre, à frente de quaisquer sentimentos.
Por outro lado Pedro Juan emprega uma ironia e uma mordacidade que chega a ser mórbida (passe a expressão) no sentido de não mostrar qualquer tipo de pena e remorço por certas atitudes descritas e das quais ele se aproveita, chegando mesmo a demonstrar prazer. É de levar às lágrimas certas descrições dos seus dias, das idas às compras em Havana, das viagens nos autocorros hiper-lotados onde o mesmo se aproveita para se roçar nas roliças fêmeas cubanas...
Um escritor que admiro, não só pela coragem que demonstra, o que denota também um desprendimento e, se calhar, um grito de angústia ao mundo, mas também pela forma como consegue transmitir a situação desse país caribenho que muitos conhecem pelas excelentes praias e marisco, mas que estão longe de saber que tudo isso jamais é usufruido pelo povo cubano.
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