sexta-feira, 1 de abril de 2011

2012 - Cenários para o Fim do Mundo - Didier Jamet e Fabrice Mottez

Pela sinopse pensei tratar-se de um livro que explorasse a teoria do mito dos Maias e até as várias teorias que, desde sempre, apontam datas para o fim do mundo que, em qualquer altura da História da humanidade está sempre perto.

Contudo, esta obra, é um manancial de ciência, astrofísica e astronomia, onde os autores pretendem, não só desmistificar a lenda dos Maias, como abordar os aspectos científicos e naturais que podem, e vão ser, responsáveis pelo fim do planeta.

E numa linguagem simples e objectiva, os autores discorrem sobre as grandes extinções ocorridas desde há milhões de anos, sobre a forma como o planeta caminhará para o seu inevitável fim, sem antes o Ser Humano se extinguir, assim como a grande maioria dos seres vivos que conhecemos.

Abordam as grandes teorias do Universo e os acontecimentos naturais, dentro e fora do planeta, que poderão estar por detrás do fim.

Pessoalmente agrada-me este tipo de livros dada a minha paixão por astronomia e ciência. Porém, pouco do que li me surpreendeu dado já ter lido noutros livros informação igual, pois e por muito que se baralhe, à luz da ciência as coisas não podem diferir muito do previsível. Ou seja, louve-se o trabalho dos autores, mas o que eles referem não é novo nem surpreende.

No entanto é um óptimo livro que em 210 págs. nos dá uma visão e perspectiva do fim do planeta e da vida tal qual a conhecemos, levando-nos também a pensar no que aqui estamos a fazer e qual o papel disto tudo.

3 comentários:

Paula disse...

Olá Iceman,
A mim o livro parece-me interessante na medida em que ainda não li nada do género (shame on me.
Abraço :)

NLivros disse...

Olá Paula!

Eu gosto de ler livros dentro deste género. Não demasiadamente científicos, numa linguagem clara, entendível para o publico em geral e contendo algumas teorias.

Este é bom e é interessante percebermos que por detrás de previsões, estão certezas científicas.

Abraço e bom fim de semana.

Paula disse...

Vou pedir à editora :)