quarta-feira, 5 de outubro de 2016

05 Outubro - Implantação da República




Um povo sem Memória, é um povo sem História e sem Futuro.

Portugal foi fundado em 1139 e estabilizou as suas fronteiras em 1297, sendo o país europeu com as fronteiras mais antigas.

Desde a sua fundação, sempre fomos um país de heróis. Mesmo sendo tão poucos, descobrimos outras terras, colonizando-as e lá deixando a nossa cultura que até hoje se faz sentir.

Para todos aqueles que não têm esse conhecimento, lamento-o, pois como portugueses é das poucas coisas que podemos nos orgulhar, dessa herança heroína de gente sem medo, empreendedora.

Hoje em dia ainda somos um pouco assim, no entanto quarenta anos de fascismo foram suficientes para matar muito da nossa forma de ser, moldando um povo que chega a ser mesquinho, medroso e invejoso. Isso deve-se a quatro décadas de fascismo e é com alegria que vejo isso terminar aos poucos, pois noto que há uma geração de miúdos que já não sente isso, sente-se europeus, livres e isso é meio caminho andado para voltarmos a ser grandes.

Em todo o caso e embora tão pequeninos, tivemos e temos gente que sobressai em vários ramos de actividade.

Temos Dois Prémios Nóbeis!

Em 877 anos de História, temos várias datas que devemos nos orgulhar, destacando-o eu três delas:

- Restauração da Independência no dia 01 de Dezembro de 1640;

- Proclamação da República no dia 05 de Outubro de 1910;

- Revolução dos Cravos no dia 25 de Abril de 1974.


Não sendo eu defensor de feriados, considero que nestas três tem de ser Feriado Nacional.

Para quem não defende isso, apenas o meu desprezo por não considerar, por desconhecimento ou ignorância, a História de um Povo bravo e imortal.

Viva Portugal!

 


 

Sem comentários: