quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Histórias Bizarras de um Mundo Absurdo – João Ferreira



O jornalista João Ferreira, depois do sucesso alcançado com o livro “Histórias Recambolescas da História de Portugal”, repete um pouco a receita e dá-nos a conhecer uma série de histórias bizarras de vários personagens e não só.

À semelhança do seu primeiro livro, neste, o autor repete a fórmula dando-nos a conhecer alguns factos muito resumidos ao estilo da wikipédia. Ou seja, vários casos são aqui tratados, no entanto, todos eles não merecem mais de 2, 3 páginas, onde a história é resumida, teorias mencionadas e nenhuma conclusão.

No entanto não se pense que estamos na presença de um mau livro ou um produto de puro oportunismo.

Divido por capítulos, é possível lermos sobre personagens míticas como D. Afonso Henriques ou a Papisa Joana; os falsos diários de Hitler, Ilha da Páscoa, ou as mortes misteriosas de Viriato, D. Pedro V, Rasputin e Sá Carneiro; doenças misteriosas que dizimaram a humanidade, ou então alguns dos espiões que pululam na História assim como traidores e bandidos famosos.

Várias curiosidades, até no próprio discurso de João Ferreira que afirma no capitulo sobre Cristovão Colombo (para os amigos, pois o seu verdadeiro nome teria sido Colon): “A História faz-se de com documentos. Se amanhã forem encontradas provas que sustentem aquilo que, por enquanto, pertence ao domínio do romance histórico ou da excitante «história alternativa...»”, então deduzimos que só aí poderemos levar em linha de conta o que hoje em dia já se sabe sobre a personagem de Colombo. Ele afirma isso para menorizar o que vários investigadores já constataram através dos vários documentos achados.

Achei isso engraçado pois ele nem necessitava de menorizar porque, simplesmente, nem devia abordar esse assunto neste livro. Dedica-lhe página e meia e refere apenas dois factos insignificantes quando há dezenas de outros que não fazem parte da «história alternativa». Em todo o caso não entendo a afirmação "Se amanhã forem encontradas provas que sustentem...", até porque e no caso de Colombo, já existem muitas provas que sustentam que a História conforme nos é contada até hoje é falsa e João Ferreira certamente desconhece esses factos.

No entanto achei curioso a posterior contradição quando e depois de escrever que a “A História faz-se de com documentos”, mencionar neste livro a lendas como Robin Hood, o tesouro dos Templários ou Judas e o que está escrito na Bíblia… Curioso, no mínimo, até porque quem ler o livro fica com a convicção que o autor acredita nessas lendas.

Em todo o caso é um livro simples mas muito interessante, que se lê rápido e que contribui um pouco para a nossa cultura geral e que serve para mudar de conversa num jantar de amigos.

Quanto a mim faltou apenas mencionar as lendas das moiras encantadas que, de certo, para o autor existiram com toda a certeza e que, ainda hoje, se podem ver e ouvir em qualquer noite de lua cheia em qualquer canto de Portugal, mesmo em locais que nunca viram mouros.

Sem comentários: