sábado, 8 de julho de 2017

10 Anos de Blogosfera do NLivros



Acabei de me aperceber que há dias o meu blog fez 10 anos. 
10 anos!!!

Antes de criar o NLivros, havia escrito dezenas de opiniões num outro site de opiniões há muito extinto ou moribundo (Livra.pt) e que veio despertar este meu interesse em passar para o papel as minhas percepções do que lia. Penso que esse site foi um dos pioneiros do género, até porque as opiniões eram pagas mas, infelizmente e devido aos naturais abusos que o Ser Humano é exímio, acabaram por parar com esses pagamentos e foi decaindo de qualidade até chegar a um estado defunto. 

Após isso sentia necessidade de escrever sobre o que lia e, nos primórdios dos blogues, criei um que já nem do nome me recordo que foi a génese do NLivros. Ainda o tive por uns meses, mas acabei por o eliminar porque sentia falta da comunidade que existia no Livra. Até que me consciencializei que nos blogues jamais era possível existir uma comunidade dessas e acabei por avançar com o Nlivros no sentido de aí colocar as minhas opinões sem esperar grandes feedbacks.

Para minha grande surpresa, os primeiros tempos foram exepcionais. Para além de manter grande parte das pessoas da comunidade do Livra, como leitores, ganhei dezenas de outras amizades e, num concurso em 2009 (salvo erro) o meu blogue foi considerado o 2º melhor do género, algo que me surpreendeu e que me levou a pensar que poderia até fazer algo pela literatura, sobretudo no aspecto do incentivo à leitura, algo que estava verdadeiramente na génese da intenção do blog. Mais disso fiquei convencido quando, meses depois, fui convidado pela Bertrand e pela Fnac para falar em eventos e mesas redondas, em salas bem compostas onde o objectivo era falar da blogosfera e de como formulávamos a nossa opinião.

Foram alguns meses de estrelato (modéstia à parte), chegando ao ponto de ser reconhecido em Centros Comerciais. É um facto!

Até que com o surgimento maciço de Blogues, alguém teve a "brilhante" ideia de vender às editoras o espaço nos blogues para publicitar edições, surgiram assim os patrocínios das editoras e começaram a surgir blogues atrás de blogues onde o objectivo primordial e único  era o de fazer publicidade de lançamentos e passatempos de livros. Sem qualquer desprimor, até porque eu próprio acabei por ir um pouco na onda quando aceitei alguns convites e onde confesso que recebi centenas de livros apenas para fazer publicidade no blogue, mas como eu referia, com isso caiu-se no descrédito e comecei a constatar que o “pessoal” do meu tempo foi desistindo aos poucos, caindo a grande maioria dos blogues actuais em lugares comuns, cheios de opiniões escritas sem conteúdo, cheias de clichés e onde se nota que se vão inspirando umas nas outras, para não dizer que algumas são meras reproduções das sinopses.

Com isso fui abandonado aos poucos a escrita no blogue e confesso que cheguei a pensar em o eliminar de vez, mas lá o fui mantendo até porque gosto de escrever quando me apetece, mas e actualmente escrevo sem qualquer cuidado ou profundidade, pois sei que ninguém o lê, assim como ninguém vai ler este texto.

Mas pronto, são 10 anos de opiniões sobre livros (e não só), quase três centenas de autores e quase quatrocentos livros cuja opinião, umas mais completas que outras, podem desfrutar de um dos blogues literários mais idosos, em actividade, deste país.

Em todo o caso por cá continuarei a escrever para o boneco e como forma de celebrar 10 anos e só por causa disso, vou emborcar uma cerveja gelada.

Doviđenja!





Sem comentários: