quinta-feira, 11 de abril de 2019

Opiniões Negativas

Um dos assuntos com que me deparei num Vlog que sigo, obviamente brasileiro, visto que vlogs literários portugueses não existem pelo menos com um mínimo de Qualidade (isso de partilhar, o brasileiro ganha por goleada), foi o impacto de darmos uma opinião negativa sobre algum livro e a reacção/comentário de quem lê e não concorda.


Pessoalmente sou implacável quando não gosto de determinado livro, justificando a minha opinião negativa e estou-me completamente nas “tintas” para se essa opinião vai ou não agradar a quem a lê. Até porque há muita coisa que não abro mão e uma dessas coisas é a minha independência e sinceridade, assim como o respeito que sinto por quem emite a sua sincera opinião.


Outra questão que ela coloca é se uma opinião negativa que leio me impede de ler o livro em questão.
 

Depende!


Já tenho lido opiniões negativas que me fazem desistir de ler algum livro, mas também já tenho lido livros cuja opinião não é muito positiva. Depende de vários factores, um dos quais é perceber se quem está a dar uma má opinião a fundamenta, mas sobretudo depende se conheço ou não alguma da obra desse escritor e do género. Mas é um facto que assumo: várias opiniões negativas têm feito com que desista da leitura de determinados livros.


2 comentários:

Pedro disse...

Eu sempre fui uma pessoa positiva nas minhas críticas. No fundo, há sempre alguma coisa (por muito pequena que seja) que tento tirar do livro. Não suporto a ideia de desperdiçar tempo de lazer com coisas que não me agradam, mas como isso nem sempre é garantido mais vale ver o melhor de tudo.

Mas tento sempre ser justo. Também acho que a idade (e um certo “treino” que o ofício exige) me tornou um pouco mais assertivo.

Eu sou muito teimoso, daqueles que precisam de “ver para crer”, por isso raramente uma opinião negativa me faz não querer ler um livro (a menos que sejam muitas opiniões negativas). Se for um livro que quero muito ler, vou sempre ler, mas com as expectativas mais baixas. Se for um livro no qual apenas estou interessado mas dispenso, aí sim esqueço. Depende também do tipo de pessoa/leitor que está a criticar.

São mais as vezes que fui ler um livro por ter opiniões muito positivas do que o contrário.

NLivros disse...

Pedro.

Eu corroboro em muito do que referes, pois é muito semelhante à minha opinião. Eu também não suporto perceber que estive a perder tempo e é por isso que quando não gosto de algum livro, sou o mais corrosivo possível porque, também, me enerva perceber que o livro em questão tem pouquissima qualidade para ter sido editado. No entanto sou justo. ou seja, não critico por criticar e procuro sempre tirar algo de positivo, porém nem sempre é possivel.

Agora, muitas vezes também empreendo a leitura de obras cujas opiniões são negativas e faço-o porque me apercebo que o estilo de leitura, daqueles que estão a opinar negativamente, é diferente do meu e por outro lado também evito livros cuja opinião seja muito positiva, entendes? Ou seja, dou-te um exemplo, nunca li e dificilmente irei ler sequer o primeiro volume da Guerra dos Tronos. E porquê? Primeiro porque é de um género que não suporto e depois porque quem diz maravilhas do livro, geralmente só lê literatura "light" e tem opiniões negativas de obras que adorei. E nota que não é elitismo, não, é apenas gostos e interesses diferentes.