sexta-feira, 5 de abril de 2019

Algumas considerações sobre Rubrica que já não me apetece activar


Há tempos criei uma rubrica intitulada “O Pior Livro”, onde convidava vários blogues a referir o Pior Livro que alguma vez havia lido. Foi uma rubrica que teve imenso sucesso, sendo que a própria foi o catalisador de novas visitas aos blogues dos que participaram.

Dessa forma lembrei-me, agora, de reactivar essa rubrica, sendo que enviei o convite a vários blogues que me mereciam toda a consideração. Porém esqueci-me, ou fui muito ingénuo, de algo: hoje em dia os bloggers (não todos felizmente) são extraordinariamente egoístas e desconhecem completamente a palavra “colaboração”, olhando apenas para o seu umbigo, alguns até se julgam estrelas, estando mais preocupados em efectuar a divulgação das suas parcerias, pois são essas que estão no cerne dos seus blogues. 

Assim, tão rapidamente como me lembrei em activar essa rubrica, assim desisti de o fazer. Não vale a pena qualquer esforço de colaboração.

No entanto houve uma blogger, que até conheço pessoalmente, que aceitou o convite e, simpaticamente, me enviou já o texto com o Pior Livro que já leu. Nos próximos dias efectuarei um Post com esse texto, mas será o primeiro e último, não pretendo reactivar qualquer rubrica e muito menos qualquer tipo de associações.


6 comentários:

Anabela Risso disse...

Eu bem te digo para não perderes a esperança neste "mundo blogger", mas assim começa a ficar difícil.

O mais triste, acrescentaria eu, é que essa tendência de "olhar apenas para o seu próprio umbigo" não é uma tendência apenas dos bloggers, mas de toda a sociedade em geral. Cada vez mais...

NLivros disse...

Olá Anabela.

Concordo, o problema não está somente nos bloggers, mas sim na sociedade em geral que cada vez mais vive numa redoma pessoal telemoveliana, onde o que existe é o EU, e isso vê-se em todo o lado, sendo mais "fascinante" e simultaneamente didiculo, ver casais em restaurantes com os olhos pregados no telemóvel sem falarem um com o outro. Muitas vezes penso que devem estar a falar um com o outro pelo telemóvel. Ridículo.

Mas e honestamente não vou empreende qualquer tentativa de colaboração e irei deixar de emitir qualquer comentário em qualquer blog, excepto alguns blogues que ainda pertencem à "velha guarda" e que muito raramente postam alguma coisa, assim como em relação ao teu blogue. O resto... estou farto de lixo!

Pedro disse...

Ainda lembro o sentimento que me fez abrir o blogue, há tantos anos. Acho que a motivação de cada um de nós era muito mais genuína, simples, ingénua, e muito diferente do que motiva os blogues nos dias de hoje. Havia de facto colaboração , e sobretudo sentia-se que partilhávamos algo pessoal entre nós leitores. Quantos livros demos a conhecer uns aos outros.

A decadência começou , na minha opinião , com as colaborações com as editoras. Eu não me queixava dos livros, mas tornou-se insustentável manter um blogue à custa de leitura encomendada. Nem tenho paciência. Não sei se as editoras ainda fazem muito isso hoje, mas acredito que essas parcerias subiram à cabeça de muitos bloggers. Para além de alterarem completamente o conteúdo e a dinâmica do seu blogue (exaspera-me aquele rol de novidades e leituras sem qualquer sentimento).

Ultimamente, a morte da “velha guarda” foi na minha opinião o aparecimento dos likes e dos seguidores. Como isso se tornou tão importante... Duvidas que todos teriam aceitado o teu desafio se tivesses vinte mil seguidores no Instagram ou no Facebook?

Por minha culpa (e pelas circunstâncias da vida), deixei de frequentar a blogosfera. Lá vou postando de vez em quando alguma coisa, mas com muita pouca frequência (menos do que gostaria). Vou tentando remediar isso. Já não visito blogues, mas desde que voltaste que gosro de te vir espreitar! Mas no fundo, “caga” no assunto, fica feliz por a tua vida não se definir pela ilusão de um sucesso virtual e por conseguires apreciar uma boa leitura sem a validação de um seguidor.

Eu cá mantenho o meu Pior Livro! Graças a deus é uma coisinha irrelevante. Apesar de me ter cruzado entretanto com livros que não gostei muito (mas nenhum me fez questionar o estado de consciência do editor). Mas já sabes como sou, sempre tentei ler o melhor de cada livro (tenho-me tornado mais exigente ).
Abraço!

NLivros disse...

Grande Pedro!

Sabes a que chamo a isso tudo? Algo tão intrínseco à génese humana? GANÂNCIA!
Efectivamente é também a minha opinião. A decadência começou com a colaboração com as editoras que corromperam a grande maioria dos bloggers, aliás, muitos deles “nasceram” precisamente porque se aperceberam que essas parcerias eram, acima de tudo, sinónimo de livros de borla. GANÂNCIA!

Hoje em dia a ideia de partilhar simplesmente não existe. Para além de escreverem apenas para si, a grande maioria deles não é sequer honesta para aqueles que o seguem, pois escrevem opinião que pouco mais são do que sinopses melhoradas, tendo eu até a certeza que muitos nem sequer leiem os livros que abordam. Muito gostava eu de estar frente a frente com alguns deles, numa espécie de debate sobre alguns desses livros.

Eu também tive algumas parcerias quando isso começou. Fui sempre abordado por editoras e cheguei a estar em alguns eventos literários, em mesas redondas a convite das editoras. No entanto rapidamente me apercebi que era apenas um fantoche e que a ideia das editoras era apoderar-se do meu blog e dessa forma ter publicidade a troco de alguns livros. Senti-me que estava a prostituir algo que me era muito valioso e decidi eliminar qualquer parceria.

Eu penso que o desaparecimento da “velha guarda” foi, acima de tudo, pela desilusão ao se aperceberem do caminho que isto estava a tomar. Ao sentir que a génese do blog estava a diluir-se neste antro de GANÂNCIA e que a partilha estava simplesmente a morrer. De todos esses blogs, muito poucos são aqueles que continuam no “ar” e quase nenhum que “posta” regularmente.

Eu continuo a postar sempre que me apetece porque, para mim, é uma espécie de catarse, entendes? Continuo a achar que é uma antecâmera do que, mais tarde ou mais cedo farei: Escrever! Agora visitar blogues? Poucos! Gosto de uns três ou quatro e pouco mais.

Grande abraço!

Anabela Risso disse...

Eu tinha, no inicio, essa vontade e esse objectivo de ter parcerias. Agora (e até passou bem pouco tempo) isso soa-me a prisão. Não consigo "ler por obrigação" e a ideia de não poder ler ou dizer do livro o que bem quiser só me irrita.

Ainda assim tenho um carinho especial pelo meu blog, alguns que visito regularmente e não consigo "perder a esperança" como te disse no outro dia. A blogosfera é só um reflexo da sociedade real. Mas ainda há gente boa e blogs bons.

Aos outros, é não dar crédito

NLivros disse...

Olá Anabela.

Carinho pelo meu blog é tão grande que é por isso que nunca o fechei, até porque já são algumas centenas de opiniões cujo registo só existe no blog.

As parcerias, para além de prisão, a sensação com que fiquei, enquanto mantive essas parcerias, foi um género de prostituição. Ou seja, na prática o blogger vende algo que devia ser valioso em troca de meia dizia de livros. Por outro lado o facto de fazermos publicidade, vai influenciar muitos leitores e muitos deles vão adquirir o(s) livro(s), e eu questiono: quem ganha com isso? A editora, que factura à conta de alguns exemplares que oferecem. Não compensa, isso das parcerias é puro comercio em que os bloggers são aqueles que menos ganham.

Depois há efectivamente a prisão de sermos obrigados a ler livros que nem nos apetece ler. E isso é contraproducente, pois o livro até pode ser bom, mas o facto de ler por obrigação faz com que a nossa opinião possa ser negativa.